Assistência Social amplia oferta e serviços atingem cerca de 90% das famílias do Cadastro Único

As ações itinerantes e descentralizadas executadas nos últimos anos pela secretaria de Assistência Social demonstraram resultados positivos. Em 2021, o município contava com 17,2 mil famílias inscritas no Cadastro Único, já em 2024 o quantitativo aumentou para 26,6 mil, número que acompanha a realidade de crescimento populacional local.

Somente no último ano, cerca de 40 mutirões do Cadastro Único foram realizados, alcançando famílias de diferentes regiões do município. “Encerramos 2024 com um dado muito positivo, atendemos 87,6% das famílias inseridas no Cadastro Único com renda per-capta de até meio salário mínimo. A melhor taxa de atualização desde de 2015, o melhor índice dos últimos 10 anos, esse número reflete em recursos para o município”, considerou o coordenador, Ivan Altíssimo.

Às famílias que estão há mais de um ano com o cadastro desatualizado, a orientação é que compareçam ao CRAS de referência do seu bairro para fazer a atualização. Para este processo é necessário ter em mãos os documentos pessoais, como RG, CPF, certidão de nascimento e (ou) casamento, de todos os integrantes da família, além do comprovante de endereço atual e comprovante de matrícula escolar de todas as crianças.

Os mesmos documentos são solicitados para a inserção de novas famílias no Cadastro Único ou para reinserção daquelas que tiveram seu cadastro excluído. “Manter o Cadastro Único atualizado contribui para que o município possa conhecer a realidade de cada família. Assim, as famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade conseguem garantir o acesso aos benefícios sociais, como é o caso do Bolsa Família, BPC, tarifa social e vulnerável de água, baixa renda de energia e outros. Outro ponto importante é que, com as informações em mãos, o município consegue pensar em políticas públicas para atender a população de forma mais acertada”, completou o coordenador.

Famílias inscritas no Cadastro Único podem ter acesso a diferentes benefícios sociais, desde que se enquadrem nos critérios de enquadramento solicitados. Alguns dos programas são: Bolsa Família; ID Jovem – que atende o público de 14 a 29 anos e garante 50% de desconto em passagens terrestre para fora do estado; Carteirinha do Idosos; BPC idosos e deficiente; Tarifa Social e Vulnerável de água; baixa renda de energia; isenção de inscrição em concursos públicos e ENEM e o programa Pé de Meia.

Assessoria

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje