As ações itinerantes e descentralizadas executadas nos últimos anos pela secretaria de Assistência Social demonstraram resultados positivos. Em 2021, o município contava com 17,2 mil famílias inscritas no Cadastro Único, já em 2024 o quantitativo aumentou para 26,6 mil, número que acompanha a realidade de crescimento populacional local.
Somente no último ano, cerca de 40 mutirões do Cadastro Único foram realizados, alcançando famílias de diferentes regiões do município. “Encerramos 2024 com um dado muito positivo, atendemos 87,6% das famílias inseridas no Cadastro Único com renda per-capta de até meio salário mínimo. A melhor taxa de atualização desde de 2015, o melhor índice dos últimos 10 anos, esse número reflete em recursos para o município”, considerou o coordenador, Ivan Altíssimo.
Às famílias que estão há mais de um ano com o cadastro desatualizado, a orientação é que compareçam ao CRAS de referência do seu bairro para fazer a atualização. Para este processo é necessário ter em mãos os documentos pessoais, como RG, CPF, certidão de nascimento e (ou) casamento, de todos os integrantes da família, além do comprovante de endereço atual e comprovante de matrícula escolar de todas as crianças.
Os mesmos documentos são solicitados para a inserção de novas famílias no Cadastro Único ou para reinserção daquelas que tiveram seu cadastro excluído. “Manter o Cadastro Único atualizado contribui para que o município possa conhecer a realidade de cada família. Assim, as famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade conseguem garantir o acesso aos benefícios sociais, como é o caso do Bolsa Família, BPC, tarifa social e vulnerável de água, baixa renda de energia e outros. Outro ponto importante é que, com as informações em mãos, o município consegue pensar em políticas públicas para atender a população de forma mais acertada”, completou o coordenador.
Famílias inscritas no Cadastro Único podem ter acesso a diferentes benefícios sociais, desde que se enquadrem nos critérios de enquadramento solicitados. Alguns dos programas são: Bolsa Família; ID Jovem – que atende o público de 14 a 29 anos e garante 50% de desconto em passagens terrestre para fora do estado; Carteirinha do Idosos; BPC idosos e deficiente; Tarifa Social e Vulnerável de água; baixa renda de energia; isenção de inscrição em concursos públicos e ENEM e o programa Pé de Meia.
Assessoria