Como medida para tentar impedir a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), as visitas nas unidades penais de Mato Grosso serão reduzidas partir desta segunda-feira (16). Segundo a determinação, publicada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), cada preso só poderá receber um visitante por vez, a cada 15 dias. De acordo com o órgão, a medida leva em conta o fato de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter decretado pandemia para o coronavírus.
Ainda segundo a determinação, o acesso de visitantes de outros estados ou de outros países com casos confirmados não será permitido, assim como de pessoas com sintomas de gripe (tosse, coriza, olhos avermelhados e outros), e de pessoas com idade acima de 60 anos, asmáticos, com pressão alta, diabetes ou com outras enfermidades que reduzam a capacidade do sistema imunológico. Grávidas, lactantes e crianças também não poderão entrar nas unidades penais.
O documento orienta ainda a manter separados os presos vindos de outros estados ou países com casos confirmados, deixando-os em monitoramento de sinais e sintomas por sete dias. Segundo a Sesp, todas estas orientações servem para preservar os detentos da contaminação e evitar a disseminação da doença entre as pessoas que trabalham ou circulam nas unidades penais.





























