Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: como identificar a doença e buscar tratamento

Durante muitos anos, crianças que sofriam como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) eram vistas apenas como problemáticas ou malcriadas. Demorou um bom tempo até que este comportamento foi classificado como um doença e que os primeiros tratamentos fossem desenvolvidos. Mas, ainda hoje, muitas crianças e adultos ainda sofrem sem sequer saber a doença que os assola.

Segundo o médico psicoterapeuta Kristian Barros, muitas coisas podem causar ou intensificar esse transtorno, desde razões genéticas até mesmo a convivência familiar:

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma doença crônica. Ela tem uma base genética, mas pode ser acelerada devido ao ambiente familiar ou escolar. Na base genética, temos a gestação, com o sofrimento fetal, o abuso de substâncias, como álcool e drogas por parte da mãe. Nesses casos, a criança pode nascer com propensão genética. E isso pode ser acelerado com um ambiente familiar muito rígido, pais severos.

Foto: Matheus Prado | atualizaMT

Ainda segundo o médico, pessoas com TDAH também se tornam extremamente impulsivas, o que pode ser tornar um problema:

Como o próprio nome da doença já dias, a criança desenvolve problemas na atenção e ele se torna hiperativa. É aquela criança que não consegue parar quieta. Ela corre de uma lado para o outro, está sempre agitada. Ela também se torna impulsiva. Não consegue aguardar seu momento de falar, muitas vezes tenta até terminar as frases das outras pessoas.

Outro grande problema ligado ao TDAH, causado por esse déficit de atenção, é a dificuldade de aprendizado, principalmente o escolar. Muitas crianças acabam sendo taxadas de forma preconceituosa, chamadas de burras e coisas semelhantes, unicamente porque possuem uma doença que as impede de se concentraram no conteúdo apresentado pelo professor.

O psicoterapeuta também comenta sobre isso.

Isso influencia muito no aprendizado escolar. Geralmente, essa criança se senta lá no fundo da sala, não consegue se concentrar, anda muito dentro de sala e passa boa parte do tempo na diretoria. São crianças muito inteligentes, que conseguem colocar um pouco do foco em várias situações, mas não conseguem se concentrar em nada. Elas precisam se focar em uma tarefa e terminar, mas isso se transforma em um desafio.

Se você passa ou conhece alguém que passa por esse tipo de transtorno, pode entrar em contato com o doutor Kristian Barros. Ele está à disposição em seu consultório no Hospital Dois Pinheiros. Mais informações, podem ser sanadas pelo contato (66) 99991-9566.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje