Veiculou a notícia em sites que Lumar Costa da Silva, preso em 2019 por matar e arrancar o coração da tia em Sorriso, vem pleiteando um Habeas Corpus e em sua defesa, apresentando como justificativa, laudos com diagnóstico de transtorno afetivo bipolar.
Esse transtorno e um distúrbio associado a alterações de humor que vão da depressão a episódios de obsessão. A causa exata do distúrbio bipolar não é conhecida, mas acredita-se que seja influenciada por uma combinação de fatores como genética, ambiente, estrutura e química do cérebro.
Entretanto, os estudos mostram que os episódios maníacos, considerados mais graves no transtorno, estão relacionados com situações onde a vítima é a própria pessoa, ou seja, quem sofre com essa doença.
Questões relacionadas à falta de empatia, embotamento afetivo, personalidade manipuladora, sedutor, satisfação ou prazer com a dor alheia são manifestações psicopatológicas muito mais relacionadas e presentes no psicopata do que propriamente com o bipolar.
O tratamento, atualmente, é pautado em medicações e psicoterapia de longa duração, que deverá ser realizada com internação em Hospital Psiquiátrico junto a uma equipe multidisciplinar. É necessário urgentemente uma revisão geral em leis que regem o tratamento psiquiátrico de pacientes sem condições de serem reinseridos na sociedade e a reabertura de leitos psiquiátricos hospitalares fechados pela Lei 10.216/2001, conhecida como reforma psiquiátrica iniciada no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Saiba mais sobre o caso clicando AQUI.

- Dr. Kristian Barros
CRM/MT 8079
66 996113544
- Av. dos Tarumãs, 995 – Jardim Botânico


























