Mato Grosso é o estado do Centro-Oeste com mais cidades em que o câncer é a principal causa de morte. Dezesseis cidades mato-grossenses registraram 113 mortes pela doença em 2015. Os números foram divulgados no início da semana em um levantamento inédito sobre 516 cidades de 5.570 municípios brasileiros.
O levantamento foi feito com base nos números oficiais mais recentes do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM). De acordo com a análise do Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a doença avança a cada ano.
A cidade de Alto Garças tem o maior número de casos no estado: 15 mortes. Em seguida, aparecem na lista as cidades de Terra Nova do Norte, com 12 registros, e Porto dos Gaúchos, com 9 mortes.
Também estão na lista as cidades de União do Sul, Araguainha, Conquista D”Oeste, Glória D”Oeste, Araguaiana, Indiavaí, Torixoréu, Ipiranga do Norte, São Pedro da Cipa, Nova Monte Verde, Nova Ubiratã e Apiacás. Araguainha, menor cidade do Mato Grosso, é também a menor cidade da lista identificada pelo TJCC e CFM.
Um problema é o baixo número de centros de saúde de alta complexidade que oferecem o tratamento, credenciados pelo Ministério da Saúde. Segundo o estudo, em todo o país são 296 unidades, sendo que apenas cinco delas estão em Mato Grosso.

























