O município de Sinop aderiu a campanha 90/90/90 estabelecida pelo programa Projeto das Nações Unidas contra o HIV /AIDS afim de controlar a epidemia até 2020. O médico infectologista Ricardo Franco explicou mais detalher sobre a campanha.
Essa campanha ela tem como finalidade diagnosticar, descobrir o maior número de pessoas que estão com a doença e as vezes não sabem. Esse índice 90/90/90 é 90% da população ter sido investigada, 90% da população ter conseguido ter um diagnóstico de certeza e estar sendo tratada. Para que a gente consiga diminuir o número de novos casos.
Segundo o médico infectologista no Brasil houve uma diminuição de casos da doença, e que em Sinop não houve uma diminuição, o médico ressalta que a procura está sendo maior, campanhas estão sendo realizadas o que aumenta o número de teste, resultando em mais casos de infectados.
A gente consegue ter um número maior de pacientes, mas não quer dizer que aumentou o número de casos na cidade, na verdade o número de diagnósticos que está aumentando. O objetivo nosso é a partir do momento que eu tenho toda a população testada ai eu consigo afirmar que está caindo a incidência do vírus, por que eu sei quantos foram testados e quantos tem.
O HIV é causado por um vírus que acarreta uma destruição nas células de defesa do nosso organismo, deixando assim a pessoa exposta a outras doenças. O portador do vírus tem queda de imunidade e como o corpo não tem uma defesa adequada doenças como gripe e pneumonia se tornam mais graves o que aumenta o risco de mortalidade caso essas doenças não sejam tratadas. O especialista também ressalta como é transmitido HIV.
A principal via, a via sexual. A transfusão sanguínea, quando a fonte do sangue não é feita a investigação adequada hoje ainda é muito difícil a gente ter isso mais ainda acontece. Usuários de drogas, contato com material cortante, são as principais vias de transmissão.
Franco explicou que a infecção inicial do HIV normalmente causa um quadro viral como gripe, mal-estar, febre, perda de apetite. Quando a doença começar a avançar e começar a desenvolver formas mais graves o paciente pode ter perda de peso, quadro de diarreia crônica, o sapinho que é aquela candidíase na mucosa da boca. Infecções recorrentes pneumonias recorrentes, isso sugere que ele tenha um quadro de imunidade mais baixa, então tem que ser investigado, ressalta o especialista.
O exame de HIV é realizado gratuitamente pela rede pública é recomendado especialmente se tiver acontecido algum episódio de risco, como relação sexual sem camisinha ou compartilhamento de agulhas, por exemplo.



























