Sinop atinge 102,42% de cobertura vacinal contra sarampo em público alvo

O município de Sinop atingiu 102,02% do público alvo da cobertura vacinal contra o sarampo, isto é, 2.273 crianças entre 1 e 2 anos e que receberam, ao menos, uma dose da vacina contra a doença, indicaram dados da Sala de Apoio à de Gestão Estratégica (SAGE) do Ministério da Saúde, divulgados nesta segunda-feira (21). Essa faixa etária é utilizada como referência para acompanhamento da cobertura vacinal.

De acordo com o balanço preliminar divulgado pelo Ministério da Saúde, durante o intervalo avaliado, também foram imunizadas 910 crianças de 6 meses a 11 meses (82,01% de cobertura), e 74 crianças de 2 anos a menores de 4 anos (1,74%). Segundo a coordenadora de imunização municipal, Sirlei Castilho, o percentual de cobertura deve crescer ainda mais, uma vez que ainda “há cinco unidades básicas de saúde sem lançar os dados no sistema”.

Nesta primeira etapa, que iniciou no dia 11 de outubro e só termina na sexta-feira, dia 25/10, são foco da imunização crianças de seis meses a, no máximo, 4 anos, 11 meses e 29 dias, devido à elevada incidência da doença na faixa etária, baseado nos casos registrados em 2019.  Já na segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, o grupo contemplado será de adultos jovens com idade de 20 a 29 anos, devido ao número de casos confirmados nesta faixa etária serem expressivos.

A vacina contra sarampo faz parte da rotina das unidades e está disponível para todas as pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose.

Sarampo no Brasil

Conforme o Ministério da Saúde, nos últimos 90 dias, foram confirmados 13 mortes pela doença no Brasil, sendo sete (53,8%) em menores de cinco anos de idade, dois (15,4%) na faixa etária de 20 a 39 anos e quatro (30,8%) em adultos maiores de 40 anos. O boletim epidemiológico de sarampo, ainda, registra 6.192 casos confirmados da doença, o que corresponde a aumento de 15% em relação ao período de monitoramento anterior.

Vinte estados estão na lista de transmissão ativa da doença e 96% dos casos confirmados estão concentrados no estado de São Paulo, em 192 municípios. Mato Grosso não apresentou nenhum caso.

O Ministério da Saúde distribuirá neste ano 60,2 milhões de doses da vacina tríplice viral, que previne contra sarampo, rubéola e caxumba, representando a maior oferta de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje