A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou a décima captação de múltiplos órgãos em Mato Grosso deste ano, no Hospital Regional Jorge de Abreu, em Sinop.
Foram captados dois rins e duas córneas durante o procedimento, que começou às 10h31 de domingo (19.10) e terminou às 12h30. A equipe captadora é de Cuiabá, do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos, e a ação contou com o suporte logístico do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da SES.
“Graças a este ato de amor, será possível salvar a vida de quatro pacientes que aguardavam por um transplante pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso é resultado de muito esforço e dedicação dos servidores da SES, que buscam realizar cada vez mais captações de órgãos em Mato Grosso”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A secretária-adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, explicou que a pasta investe na capacitação dos profissionais das unidades captadoras, para a conscientização sobre o transplante de órgãos em Mato Grosso. “Ao longo de 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos, sendo captados 22 rins, 10 fígados e 4 corações”, acrescentou.
Segundo o diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Carlos Alencar, a unidade realizou quatro captações em 2024, em parceria com a CET e o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). A captação realizada neste domingo foi a primeira da unidade em 2025.
“Nosso hospital está preparado para seguir todo o protocolo de exames necessários para o fechamento do diagnóstico de morte encefálica, essencial para que as captações possam ocorrer e, assim, poder contribuir com essa política. Isso é motivo de orgulho para nós”, destacou o diretor.