O segundo mutirão da campanha Janeiro Roxo acontece no próximo sábado (19). Desta vez, a ação de conscientização e combate à hanseníase será realizada no Centro de Hanseníase, na Avenida das Itaúbas, Centro de Sinop, das 8h às 16h.
O primeiro mutirão em Sinop ocorreu no último dia 12, na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Cristóvão. Foram prestados 47 atendimentos entre demanda espontânea, bem como de pessoas que convivem com pacientes em tratamento. Onze diagnósticos da doença foram confirmados.
Objetivo da ação é mais que o combate à doença: além de identificar casos confirmados e direcionar estes pacientes ao devido atendimento, a campanha também pensa em conscientizar a população sobre a gravidade, bem como sobre a necessidade de diagnóstico e tratamento precoces.
A enfermeira e coordenadora do Centro de Hanseníase e Tuberculose, Maria Auxiliadora Freitas Souza, afirma que a promoção de ações para localizar portadores da doença tem aumentado o número de pessoas em tratamento, que subiu 35,7% em 2018, na comparação com 2017. A última etapa do mutirão acontece no dia 26, na UBS Sabrina.


























