Secretaria de Saúde monitora dois casos de possível suspeita de coronavírus em Mato Grosso

As condutas seguem o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para o COVID-19, que visa à proteção individual e coletiva

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso está monitorando duas pessoas nos municípios de Glória D’Oeste e Alto Taquari, que estão com suspeita de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). Em nota, o Centro de Operações em Emergência a Saúde Pública informou que os serviços de saúde locais foram acionados e todas as medidas de segurança fora tomadas. Um dos pacientes esteve recentemente na Itália, onde houve um acréscimo no número de casos infecção.

A secretaria de saúde de Alto Taquari, Deise Coelho, emitiu um comunicado informando que o paciente se enquadra nas condições para ser definido como suspeito (febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório – tosse, dificuldade de respirar entre outros), bem como o histórico de viagem para área com transmissão local nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais e sintomas.

Ainda segundo o Centro de Operações em Emergência, as condutas estabelecidas seguem o protocolo apresentado pelo Ministério da Saúde para o coronavírus, visando a proteção individual e coletiva. De acordo com a pasta, em qualquer caso de Síndrome Gripal, todas as condutas protocolares devem ser rigorosamente seguidas para garantir o contingenciamento do risco de disseminação do vírus.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje