A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, reforça à população a importância dos cuidados e da prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o período de carnaval. De acordo com o coordenador do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Walter Esteves, o carnaval costuma reunir grandes públicos e favorecer encontros sociais, o que exige atenção redobrada com a prevenção. O uso do preservativo, a realização de testes e o acesso aos serviços de saúde são estratégias fundamentais para evitar a transmissão de infecções e preservar o bem-estar da população.
O coordenador destacou que a prevenção deve ser prioridade durante as festividades. “É importante lembrar que, durante o período de carnaval, as pessoas se soltam mais, ficam mais livres, e a própria questão da festa faz com que algumas bebam um pouco mais ou usem outras substâncias. Por isso, é extremamente importante que todos se previnam contra as infecções sexualmente transmissíveis. Existem várias possibilidades para essa prevenção acontecer. A primeira delas é a mais antiga e conhecida por todos: o uso da camisinha. Busquem sempre usar o preservativo. Nós temos preservativos ofertados em todas as Unidades Básicas de Saúde de forma gratuita”, afirmou.
O coordenador também explicou que há alternativas para quem teve relação desprotegida. “Se, por acaso, a pessoa teve uma relação sem preservativo, ainda há o que fazer. Podemos usar a PEP, que é a profilaxia pós-exposição sexual. Depois da relação, a pessoa precisa procurar atendimento o quanto antes, lembrando sempre que quanto mais próximo da relação, melhor, com prazo máximo de até dois dias. Pode procurar a UPA, as UBSs e o SAE, dentro do horário de atendimento. Utilizamos medicamentos contra HIV, sífilis, gonorreia, clamídia e hepatites virais. Portanto, é possível evitar a infecção mesmo após uma relação desprotegida com o uso da profilaxia pós-exposição”, explicou.
Outra medida importante citada pelo coordenador é a prevenção antes da exposição. “Se a pessoa já sabe que pode ter uma relação sem proteção ou não deseja usar o preservativo, pode recorrer à PrEP, que é a profilaxia pré-exposição sexual. A pessoa toma o medicamento por alguns dias e, quando tiver uma relação sem preservativo, já estará protegida contra as ISTs. Temos várias possibilidades para evitar infecções sexualmente transmissíveis, desde HIV, sífilis, gonorreia e clamídia até as hepatites virais”, destacou.
Esteves reforça ainda a necessidade da testagem regular. “Todo mundo que tem relação desprotegida precisa fazer os testes. Não esqueça de se testar, de conhecer a sua condição sorológica e de solicitar a condição sorológica das pessoas com quem você tem relação sexual. Portanto, testagem é prevenção, é cuidado com a saúde, é cuidado com você e também com o outro. Nesse período, a pessoa se vulnerabiliza mais e se coloca em maior condição de possibilidade de infecção. Por isso, é extremamente importante se testar e utilizar os recursos disponíveis para evitar as infecções”, pontuou.
O coordenador também destacou sobre o que é disponibilizado no Serviço de Atendimento Especializado de Sinop e a importância do tratamento adequado para a garantia da saúde da população. “No SAE nós ofertamos a testagem, aconselhamos sobre PrEP, orientamos sobre PEP e tratamos as pessoas que se infectaram. Sabemos hoje que, quando a pessoa trata e toma o medicamento corretamente, ela fica indetectável, e indetectável é igual a intransmissível. O tratamento também é uma forma de prevenção, porque rompe a cadeia de transmissão”, disse.
Outro ponto ressaltado pelo coordenador é que as ISTs podem atingir qualquer faixa etária. “É bom lembrar que o HIV e outras ISTs acontecem em todas as idades, independente de orientações e atividades sexuais. Não existe um grupo específico. Todo mundo precisa se testar com regularidade e adotar os cuidados necessários”, reforçou.
O Serviço de Atendimento Especializado está localizado na Avenida das Itaúbas, nº 2715, no Setor Comercial. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Já os endereços das Unidades Básicas de Saúde e da Unidade de Pronto Atendimento podem ser consultados pelo link: https://www.sinop.mt.gov.br/portal/telefones/2/0/0.
Jhayne Lima | Prefeitura de Sinop



























