O estado do Rio de Janeiro registrou o primeiro caso de um doente que apresenta estado de saúde muito grave devido à contaminação por coronavírus. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o paciente é um homem que tem mais de 60 anos e está internado. Até o momento, foram confirmados no estado 24 casos da doença. Outros 95 casos suspeitos estão sendo investigados pelas autoridades sanitárias estaduais. Em todo o Brasil, foram confirmados 200 casos.
O governo do estado deve suspender cirurgias eletivas a fim de liberar leitos de terapia intensiva para tratar de futuros pacientes. Também estão previstas as conversões de leitos de enfermaria em terapia intensiva e a compra de equipamentos para esses novos leitos.
A Secretaria Municipal de Saúde também anunciou na noite do último domingo (15) que comprou 800 respiradores, além de insumos para atendimento a pacientes diagnosticados com coronavírus. Os respiradores são equipamentos para tratar de pessoas com dificuldade de respirar, sintoma apresentado por alguns pacientes com o Covid-19.
De acordo com a secretaria, a medida é preventiva para atender a um possível aumento do número de pessoas internadas com sintomas graves do coronavírus. A secretaria também reservou 150 leitos para a internação desses pacientes.
No Hospital Municipal Ronaldo Gazzola, um andar inteiro da unidade foi preparado para esses casos e outro já foi reservado para receber os pacientes.
Entre os insumos comprados especificamente para tratamento do coronavírus estão máscaras, óculos, capote e luvas para evitar a contaminação de profissionais de saúde.
A Secretaria recomenda que pessoas que apresentem dificuldade de respirar procurem as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), os Centros de Emergência Regional (CER) e hospitais de emergência. A capital fluminense tem 22 casos confirmados da doença.


























