Profissionais da secretaria de Saúde participam de curso ministrado pelo Hospital Sírio-Libanês

A Prefeitura de Sinop tem prezado cada vez mais pelo atendimento humanizado e de qualidade nos serviços ofertados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, a capacitação de profissionais e equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) são constantes, inclusive no que diz respeito ao trato de profissional para profissional.

Por meio do projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS), quatro profissionais da SMS terão formação na 3ª edição dos cursos de Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS e Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS. As formações compõem o conjunto de iniciativas educacionais do DGPSUS, aprovadas para o triênio 2024-2026, e que serão executadas pelo Hospital Sírio-Libanês (HSL), em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

A preceptoria é o acompanhamento para residentes atuantes nos serviços de saúde, que forma profissionais mais habilitados para o SUS, promovendo uma prática mais integrada, humanizada e ética.

Os preceptores são profissionais de saúde responsáveis pela integração ensino-serviço, que têm entre suas atribuições planejar, estimular, dirigir, acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem de residentes.

“Por isso, capacitar esses atores que integram esse processo é fundamental para qualificação e fortalecimento das residências em nosso Município. E a ação engloba um dos objetivos da administração, que é tornar o atendimento na saúde básica cada vez mais humanizado, aumentando, assim, a eficácia dos tratamentos e a satisfação dos pacientes, que passam a dar mais credibilidade ao atendimento da nossa rede pública de saúde”, destaca o secretário municipal da pasta, Orodovaldo Antônio de Miranda.

O principal foco do curso é contribuir com a capacitação de profissionais inseridos no processo ensino-trabalho em saúde, no processo de expansão e qualificação dos programas de residência e na qualificação do cuidado, visando ainda a capacitação de gestores de residência e de preceptores de graduação e pós-graduação.

“A recepção e acompanhamento de um profissional capacitado junto ao que está ingressando no atendimento nas unidades de saúde é fundamental para que haja, na execução dos serviços que serão prestados por este novo profissional, um equilíbrio entre ensino, serviços e comunidade”, acrescenta Thiara Chaves dos Santos, que integra a equipe técnica de atenção primária da SMS e que já conta com a formação em preceptoria.

As propostas educacionais do Hospital Sírio-Libanês promovem um novo perfil profissional a estes agentes, focados na melhoria da qualidade da atenção à saúde e no comprometimento com seu processo de aprendizagem e com as necessidades da sociedade.

“Já temos outros preceptores no município e vamos, agora, nos capacitar para complementar este quadro. A qualificação de mais profissionais também contribui para a implantação de uma residência multiprofissional no Município, o que gera ainda mais qualidade no atendimento junto às famílias”, complementa a enfermeira Dayane de Souza.

Ainda integram a capacitação a enfermeira Karen Araújo de Souza Queiroz, o enfermeiro Márcio Henrique de Souza e a médica Daliany Santos.

O curso terá duração de dois anos, com início em fevereiro de 2025 e término em novembro de 2026. Os encontros serão realizados em Cuiabá e Sinop.

Sobre o DGPSUS

O projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS) integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

Criado em 2009, o PROADI-SUS tem como propósito apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Atualmente, a iniciativa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.

Assessoria

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje