A prefeitura de Sinop encaminhara 30 crianças – mais os seus responsáveis – até Cuiabá (a 500 km de Sinop) para que eles participem de uma avaliação cirúrgica oferecida pelo Estado. A ação é realizada pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
No total, foi disponibilizado transporte, hospedagem, alimentação e técnicos de enfermagem, que acompanharam os pacientes durante a viagem. De acordo com a prefeita Rosana Martinelli, esse tipo de ação busca amparar os munícipes quando eles necessitam de atendimentos na capital.
A gente [gestão] entende a carência desses pacientes, e jamais iríamos deixar-los, o dia todo, a mercê, sem nenhum apoio, principalmente por se tratar de uma cidade desconhecida para eles. Estamos felizes com o Estado, pela a abertura de vagas para esses procedimentos cirúrgicos, pois sabemos o quanto esses munícipes precisam, e então demos todo o suporte necessário para que essas crianças pudessem ter acesso a essa benfeitoria.
As crianças que passaram pela avaliação (e segundo o laudo médico realmente precisam de cirurgia) receberão do município de Sinop todos os exames pré-operatórios, e apoio necessário para retornem até Cuiabá e realizarem o procedimento. As cirurgias são gerais, consideradas de média e alta complexidade.



























