A Prefeitura de Sinop vai começar a aplicar o defensivo conhecido como fumacê em alguns bairros da cidade. O cronograma de aplicação começa na tarde desta terça-feira (25) nos três bairros com os maiores índices de focos de aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. Os bairros são: Menino Jesus, São Cristóvão e Alto da Glória.
O fumacê é uma das principais estratégias utilizadas para controlar os mosquitos. A técnica consiste em passar um carro que emite uma nuvem de fumaça com baixas doses de um defensivo agrícola chamado Malathion, que mata a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. O Malathion também é muito utilizado na agricultura para evitar o desenvolvimento de pragas nas colheitas.
Esta é uma técnica muito utilizada em todo o Brasil durante períodos de epidemia, para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, a zika ou a chikungunya. E, mesmo que não seja a forma mais segura de eliminar o aedes aegypti, o fumacê é bastante rápida e eficaz.
Segundo o Centro de Endemias de Sinop, o veículo deve percorrer aproximadamente três bairros por dia. No cronograma oficial estão inclusos os bairros Sebastião de Matos 1, Sabrina 1 e 2, Umuarama 2, Novo Jardim, Lisboa, Pérola, Atenas, Ipiranga, Maripá, Ibirapuera, Jardim Paulista 1 e 2, Adriano Leitão, Chácara São Cristóvão 1 e 2, Jardim Viena, América, Comunidade Boa Vista e Santa Mônica.
Ainda de acordo com o Centro de Endemias, os moradores devem abrir as casas quando o carro com o fumacê estiver passando, para que o defensivo tenha mais efeito.
Cuidados com a exposição
É importante se atentar ao fato de que o fumacê é um defensivo agrícola e pode causar sérios riscos à saúde de quem ficar exposto por muito tempo. Por isso, para reduzir as chances de receber uma dose elevada de Malathion, é importante que os moradores tomem os seguintes cuidados:
- Evitar ficar nos locais de pulverização por 1 a 2 horas;
- Retirar todas as roupas do varal para evitar contaminações;
- Lavar bem as mãos, roupas e objetos que fiquem expostos à pulverização;
- Lavar bem alimentos que estejam armazenados ou crescendo em regiões pulverizadas, antes de cozinhar.




























