A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, anunciou na última terça-feira (28) o horário estendido para atendimento de pacientes com suspeita de dengue em cinco postos de saúde. O anúncio é uma tentativa de intensificar o combate ao aedes aegypti, uma vez que, segundo um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, Sinop lidera o número de casos de dengue em Mato Grosso.
De acordo com a prefeita, os postos Menino Jesus e Violetas ficarão abertos de segunda a sábado, das 7h às 22h, e os postos Sabrina, Jacarandás e Maria Vindilina II de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h e não fecharão para o almoço, dando maior fluxo aos atendimentos de pessoas com suspeita de dengue.
A UPA já recebeu um reforço de médicos, de técnicos e enfermeiros, uma sala especial para atender a população com os sintomas da doença. Essas novas medidas que estamos tomando, de abrir os postos em horários diferenciados, é para ajudar a suprir essa demanda que vem aumentando. Nosso intuito é ofertar um atendimento rápido e atender muito bem ao cidadão.

Além de ampliar o horário de atendimento, a prefeitura determinou que nos cinco postos seja feita a coleta imediata de exames e a entrega de resultados dos exames. As demais unidades básicas de saúde do município seguem com atendimento normal, com horário das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Já os laboratórios municipais localizados na avenida dos Jacarandás (CIAMS), Jardim Umuarama II (Rua José Gonçalves) e na avenida André Maggi (Jd. Violetas) também farão horário estendido para coleta e resultados de exames, sendo das 7h às 17h. Segundo a prefeita:
Nossos profissionais estarão atendendo, coletando os exames, para que tenha o atendimento mais rápido.
Durante coletiva a imprensa, a prefeita confirmou ainda que já fez contato com o Governo do Estado solicitando apoio. Segundo Rosana Martinelli, a Secretaria de Estado de Saúde e as equipes do Hospital Regional de Sinop atenderam o pedido do município e realizaram a transferência de pacientes de alta complexidade que estavam internados na UPA para os hospitais de referência.
Estive na UPA ontem e estamos acompanhando essa situação todos os dias. Depois de conversas com o Regional, com o deputado Dilmar Dal Bosco e o secretário Gilberto, foram resolvidos vários casos que estavam na UPA e eram alta complexidade. O Regional foi parceiro e já fez transferência de alguns pacientes.
Os números da dengue
Do dia 01 ao dia 20 de janeiro de 2020, o município registrou 419 casos de dengue; desses, 14 tiveram sinais de alarme e quatro foram graves. Um morte causada pela doença também foi confirmada.
O cenário apresenta mais de 900% no aumento de casos registrados durante todo o mês de janeiro de 2019, no qual teve 41 casos confirmados. Segundo um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, Sinop lidera o número de casos de dengue em Mato Grosso.
A população pode denunciar imóveis com suspeita de focos de dengue e locais com entulhos acumulados. O número de telefone é (66) 3511-1829. Também é possível utilizar o aplicativo Se Liga Sinop, que pode ser baixado em qualquer smartphone ou através do site www.seligasinop.com.br.
Os locais onde os focos do mosquito forem flagrados, de acordo com o grau de infestação, receberão multas de imediato. Nos casos considerados menos graves, o morador receberá uma pré-notificação, onde terá tempo se regularizar, mas correndo o risco de ser penalizado se o problema ocorrer novamente em uma próxima vistoria.


























