A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, confirmou que três dos 22 casos investigados pela Secretaria de Estado de Saúde testaram positivo para o Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). A confirmação se deu através de um pronunciamento realizado pela gestora no facebook oficial da prefeitura. Segundo Rosana:
No boletim de hoje, atualizado às 12h, temos o seguinte quadro: 22 suspeitos aguardando os resultados dos testes. Um destes 22 é aquela paciente idosa, que está internada na UTI, estabilizada. Hoje, a novidade é que tivemos três casos confirmados do coronavírus na nossa cidade, sendo um paciente em UTI e dois em isolamento domiciliar.
Ainda segundo a gestora, todos os pacientes confirmados são servidores da prefeitura.
Os três casos confirmados são servidores guerreiros da linha de frente da nossa saúde. O Wirciley, que é secretário adjunto, ele está entubado na UTI há uma semana. O quadro dele é grave, porém, está estabilizado. O segundo caso é de uma enfermeira, que estava ocupando um cargo de diretoria. Ela também se confirmou, mas ela não está internada e está em isolamento domiciliar há vários dias. E também foi confirmado que o nosso secretário [de saúde] Kristian de Barros também está com coronavírus. Ele está em isolamento domiciliar também.
O secretário adjunto de Saúde de Sinop, Wirciley Fonseca deu entrada em estado grave em uma em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Sinop no último domingo (29) com suspeita de Covid-19. Depois disso, foi transferido pela família para uma UTI de um hospital particular, onde segue internado.
Na manhã desta quinta-feira (2), várias informações sobre possíveis casos começaram a circular nas redes sociais, despertando a preocupação da população. Sinop chegou a ter mais de 80 casos sendo investigados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT). No último balanço divulgado, porém, contava apenas com 19. No pronunciamento, a prefeita subiu o número para 22 e afirmou que nenhum foi descartado ainda.
A prefeita também pediu que a população tenha calma neste momento e garantiu que nenhuma informação será omitida:
Eu quero tranquilizar a população do município de Sinop. Nós sabemos que é grave. O momento é muito sério e ainda inspira cuidados. E é por isso que nós estamos passando com a maior transparência possível. Em nenhum momento nós omitimos algum caso ou alguma informação para a população.
Confira o pronunciamento:





























