Muita gente já ouviu falar no Outubro Rosa, principalmente nessa época do ano, quando é comum ver empresas mudando seus uniformes e suas fachadas, redecorando com o tom. Mas você sabe quando surgiu essa iniciativa e de onde ela vem? Leia este artigo até o final, porque nós vamos explicar tudo. 🙂
O Outubro Rosa é uma campanha anual e realizada no mundo inteiro, com a intenção de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Outros grandes objetivos da campanha são disseminar dados preventivos e lutar por direitos obrigatórios, como o atendimento médico e o suporte emocional par aos pacientes.
É por isso que, durante o mês de outro, várias empresas e instituições abordam o tema em sua rotina, para encorajar mulheres a realizarem seus exames e saber mais sobre o câncer de mama. Esse tipo de iniciativa é fundamental para a prevenção, uma vez que a doença não tem sintomas aparentes nos estágios iniciais.
Dito isso, vamos falar um pouco mais sobre a doença. O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o de mama é um dos tipos mais comuns. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.
Justamente por ser tão comum, é importante que a sociedade saiba que ele existe e que pode ser curado. Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura. Tanto que 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Mas, por isso, a mamografia é imprescindível, já que ela é o principal método de rastrear a doença.
E essa história de se vestir de rosa para alertar sobre o câncer começou em 1990, com um evento chamado “Corrida Pela Cura”, que aconteceu na cidade de Nova Iorque, nos EUA. O objetivo do evento era arrecadar fundos para uma pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.
Durante algum tempo, o evento ocorreu sem a presença de instituições públicas ou privadas. Mas ele foi crescendo. Tanto que o mês de outubro, onde naturalmente o evento era realizado, foi instituído como o mês de conscientização nacional sobre o câncer de mama nos Estados Unidos. E a data logo se espalhou pelo resto do mundo.
A primeira ação do Outubro Rosa no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo. Na ocasião, houve a iluminação do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, que ficou cor-de-rosa. Com o passar dos anos, a iniciativa se tornou cada vez mais. Diversas entidades, relacionadas ou não como o câncer, passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.
Outubro Rosa em Sinop
Em nossa cidade, as iniciativas de prevenção e combate ao câncer são lideradas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop (Refeccs). Criada em 8 de novembro de 2012, a organização é uma associação filantrópica sem fins lucrativos, criada por mulheres voluntárias e ex-pacientes de câncer, principalmente o câncer de Mama.
A Refeccs atende e acolhe pessoas com câncer e promove o apoio social tanto aos pacientes em tratamento quanto aos seus familiares. São diversos serviços realizados, como consultas nutricionais, psicológicas e fisioterápica. A Refeccs também subsidia as necessidades básicas da família e do paciente com a doação de cestas básicas, medicamentos, suplementos alimentares e oferecendo transporte.
A manutenção dos serviços da Refeccs é feita através da contribuição da sociedade, seja por meio de doações ou prestigiando os eventos promovidos pela organização para angariar fundos.
Se você quiser saber mais sobre a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop , por entrar em contato através dos números (66) 3015-1799 e (66) 99927-7292. Você também pode enviar um e-mail para refeccs@hotmail.com. E, se preferir, por ir até a sede da organização, que fica na rua dos Buritis, nº 556, na esquina com rua das Hortênsias, no Jardim Paraíso.




























