A tendinite é uma inflamação ou irritação do tendão, que é uma das estruturas do nosso corpo que conecta os músculos aos ossos. O tendão tem como função em auxiliar na transmissão de força dos músculos sendo importante para a realização dos movimentos.
Sendo assim, estão submetidos a estresses mecânicos e tração durante grande parte do tempo. Pessoas que realizam movimentos repetitivos, como por exemplo, digitadores, pessoas que trabalham com corte em frigoríficos ou açougue, diaristas, cozinheiros, dançarinos, praticantes de musculação ou Crossfit, tenistas, jogadores de vôlei, são pessoas que tem a predisposição a lesionar o tendão por uso excessivo ou por sobrecarga.
Os tendões frequentemente comprometidos são os do ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo.
Como posso identificar o tendão inflamado? No local haverá uma vermelhidão e inchaço, dor em movimentar-se ou em repouso, dor noturna às vezes acompanhada por insônia, dificuldade de realizar alguns movimentos. O indispensável é uma avaliação por um fisioterapeuta para melhor diagnostico.
O que posso fazer para aliviar os sintomas? Os sintomas como dor, vermelhidão e inchaço podem ser acalmados utilizando compressa fria sobre o local por 20 minutos a cada duas horas até o desaparecimento da dor, elevação do membro por 2 minutos cinco vezes ao dia, e se afastar das atividades que possam estar gerando esses sintomas.
Ressalto a importância de uma avaliação criteriosa para diagnostico correto. A fisioterapia terá o papel fundamental para aliviar a dor, mas, sobretudo realizar a recuperação dos movimentos, prevenção para que as lesões não aconteçam novamente e promover o retorno ao trabalho ou atividade física, utilizando recursos fisioterapêuticos e exercícios específicos e orientados pelo fisioterapeuta.
Fisioterapeuta Walméry Ferraz
Crefito 9 156123-F
📞 66 9711-637800


























