Mato Grosso recebe 10 mil doses da vacina nacional contra a dengue

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu do Ministério da Saúde, na tarde desta sexta-feira (20.2), 10.091 doses da vacina contra a dengue fabricada pelo Instituto Butantan. O imunizante Butantan-DV é o primeiro no mundo de dose única contra a dengue e será oferecido inicialmente para profissionais da Atenção Primária à Saúde.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a vacina começará a ser entregue na próxima semana aos Escritórios Regionais de Saúde, que farão a distribuição aos municípios.

“O cronograma prevê que a vacinação comece em março em Mato Grosso para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, equipes multiprofissionais, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e trabalhadores administrativos e de apoio das Unidades Básicas de Saúde”, explicou.

Conforme o Ministério da Saúde, a estratégia deve beneficiar 23,3 mil profissionais de saúde em Mato Grosso. A ampliação da vacinação para pessoas de 15 anos a 59 anos, começando pelos mais velhos, deverá ocorrer no segundo semestre deste ano.

“Esta vacina vai proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. No entanto, é importante destacar que a principal forma de combate à dengue continua sendo a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Por isso, os cidadãos precisam continuar atentos aos cuidados necessários, como não deixar água parada, usar inseticida e repelente para evitar a doença”, concluiu.

Medidas de prevenção à dengue

A SES orienta a população a manter os quintais limpos e eliminar quaisquer recipientes que possam acumular água para conter os focos do mosquito. Dentre as medidas preventivas, estão tampar caixas d´água, descartar corretamente o lixo, limpar as calhas, e não acumular sucata e entulho.

É importante que a população fique atenta aos sintomas e busque atendimento médico em caso de necessidade. A dengue caracteriza-se por febre alta (acima de 38ºC) de início súbito, dores musculares intensas, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele. Em situações mais graves, pode evoluir para dengue grave e levar ao óbito.

Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, está disponível nos postos de saúde a vacina Qdenga, de laboratório japonês, aplicada em duas doses. Esta faixa etária apresenta alta taxa de hospitalização por dengue nos últimos anos.

Luiza Goulart | SES-MT

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje