Femama alerta sobre mamografia após imunização da Covid.

A recomendação da Femama é de que haja um intervalo de duas a quatro semanas entre a imunização e o exame de mama.

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) alerta as mulheres para que não façam exame de mama logo após tomarem a vacina imunizante da Covid-19. O motivo, de acordo com a presidente voluntária da Femama, a mastologista Maira Calfelli Caleffi, é o surgimento de  gânglios ou ínguas nas axilas, que preocupam as pacientes.

Segundo Maira, nas últimas seis semanas, foi registrado um aumento nos laudos de mamografia e ultrassonografia com presença de gânglios ou ínguas nas pacientes que realizaram exame pouco tempo depois de tomarem a vacina.

A mastologista diz ter recebidos muitos casos para investigar:

Coisa que não é necessário, desde que a gente constate que ela teve vacina naquele braço, ou até no braço contralateral, nos últimos 15 ou 30 dias.

Após o período de 15 ou 30 dias a mastologista explica que o linfonodos voltam ao normal, na maioria das vezes:

Por isso, a Femama está fazendo um alerta para prevenir contra essa preocupação. A gente está pedindo que elas não deixem de fazer os exames. Mas se  tomou a vacina de covid-19, aguarde de duas a quatro semanas, porque já tem chance de nem aparecer nada.

Mamografia pós vacina do Covid
Foto: Reprodução

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Agência Brasil
Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/
Noticia produzida pela Agência Brasil, órgão pertencente a Empresa Brasil de Comunicação. Informação em tempo real sobre os principais assuntos da vida política nacional.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje