Você já sentiu dor na canela (Tíbia)?

A síndrome de estresse tibial medial (MTSS), também conhecida como shin splints ou periostite tibial ou ainda como “dor na canela”, é caracterizada por queimação no osso no meio da perna. A dor ocorre durante o exercício e melhora após algumas horas, podendo evoluir com dor persistente e até afetar as atividades de vida diária, se não diagnosticada e corrigida precocemente.

60–80% dos casos estão associados à sobrecarga musculoesquelética (músculos, tendões e osso) provocada por aumentos excessivos e rápidos nas cargas de treinamento em algumas atividades físicas.

A canelite é desencadeada principalmente em corredores, bailarinos e militares.
Embora o prognóstico da Síndrome de estresse tibial medial seja geralmente benigno, ele pode evoluir e tornar-se crônico e ser incapacitante.

Fatores que contribuem para o surgimento da Canelite:

  • mudança de atividade física repentina e de forma esporádica sem orientação de um profissional;
  • aumento excessivo de carga nos treinos (aumento da intensidade ou volume de treino);
  • calçados inadequados;
  • atividade física realizada em superfícies irregulares (esburacada, muito subida ou descida).

Medidas adotadas para evitar a canelite:

  • Praticar a atividade física com orientação de um profissional, mesmo que forem atividades recreativas;
  • Realizar aquecimento antes da atividade física;
  • A atividade física escolhida não deve desencadear a dor;
  • Atentar-se a troca do calçado quanto ao tempo de uso e desgaste do mesmo;
  • Exercitar-se de forma agradável e saudável.

Diversas formas de tratamento conservador têm sido aplicadas na fase aguda, como repouso relativo (evitando exercícios de impacto), anti-inflamatórios (recomendados pelo ortopedista), crioterapia (compressa com gelo), órteses para os pés e Fisioterapia com técnicas de terapia manual, eletroterapia (laser, TENS), fortalecimento gradual e progressivo, exercícios de propriocepção, acupuntura, Ondas de choque extracorpóreo (ESWT).

A canelite pode ser confundida com uma fratura por stress na perna, por isso é importante realizar uma avaliação com um profissional para diferenciar este diagnostico. A canelite não tratada e não realizado as adaptações necessárias pode propiciar a uma fratura em longo prazo.

Walméry Ferraz
Walméry Ferrazhttps://atualizamt.com/
Fisioterapeuta Domiciliar - CREFITO 9 156123-F

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que desenvolvemos a atualiza.online, nossa plataforma de anúncios exclusiva para pequenas e médias empresas. Agora você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas.

O atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje