Aos 99 anos, o ex-integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Ermando Piveta recebeu alta nesta segunda-feira (14) do Hospital das Forças Armadas (HFA) em Brasília, depois de ser internado com Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Segundo o governo, o militar da reserva é o brasileiro mais velho a receber alta depois de tratamento do novo coronavírus.
Segundo Nestor Francisco Miranda Júnior, o diretor técnico de saúde do Hospital das Forças Armadas:
O paciente chegou ao hospital no dia 6 de abril, com um quadro de infecção pulmonar, já era sabidamente covid positivo e teve uma infecção bacteriana secundária. As primeiras 48 horas foram mais complicadas porque teve que ficar no CTI, em observação ventilatória, o desconforto era grande, mas não chegou a evoluir para ventilação mecânica. A partir disso, houve uma grande melhora, respondendo bem aos antibióticos empregados e hoje ele recebe alta já curado e pronto para seu convívio familiar.

O militar da reserva permaneceu por oito dias na Ala Covid do hospital, exclusiva para os casos positivos da doença. Ao deixar o hospital, Piveta disse:
Vencer esta batalha para mim foi maior do que vencer a guerra, porque essa é uma peste, como em 1918 [Gripe Espanhola], é mundial. Eu saí dessa. Para mim, foi uma luta tremenda, mais do que na guerra. Na guerra você mata ou vive. Aqui você tem que lutar para viver e eu saí dessa luta vencedor.
Ele agradeceu os cuidados da equipe de saúde.
Quero dar os parabéns à equipe médica que tanto me ajudou e a força que o Exército me deu, acompanhando minha saúde. Estou com uma emoção tremenda.

























