Gestores públicos terão até 15 dias para informar quantas doses da vacina contra o sarampo e poliomielite foram aplicadas durante a campanha nacional. Dados preliminares do Sistema de Informação indicam que mais de 19 milhões de crianças com idade entre um ano e menos de cinco anos foram imunizadas. O número coloca a média nacional em 86%.
De acordo com o ministério, até o momento, seis estados atingiram a meta de imunizar 95% do público-alvo: Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Sergipe. O índice é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como estratégia para manter ambas as doenças erradicadas no Brasil.
Apesar da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo ter sido encerrada, a pasta orientou estados e municípios com cobertura vacinal abaixo da meta a abrir seus postos de saúde. A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, estado com um dos mais baixos índices de cobertura, decidiu prorrogar a vacinação por mais 15 dias.
Por meio de nota, o ministério informou ainda que nesta segunda-feira (03), vai avaliar, com estados e municípios, qual será o próximo passo de mobilização para aumentar coberturas vacinais em todo o país.




























