Até a última quarta-feira (1), a cidade de Sinop encaminhou 30 amostras de suspeitas de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) para Laboratório Central do Estado (Lacen-MT). Desta, 11 foram descartadas e 19 seguem aguardando os resultado. Os dados são do boletim técnico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O município segue sem casos confirmados da doença. Do grupo de pacientes com suspeita, dois seguem internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI): um homem de 45 e uma mulher de 73 anos.
Desde o dia 30 de março de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop segue as novas normas técnicas adotadas pelo Ministério da Saúde e, inclusive, pela Secretaria de Estado de Saúde, para divulgação dos boletins diários de casos do Covid-19. As normas determinam que não serão divulgados os números de pessoas que estão em isolamento por apresentarem sintomas de síndrome gripal leve. No entanto, todas elas estão sendo monitoradas pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica.
Atualmente, o Governo Federal já não mensura o número de casos suspeitos de Covid-19 no Brasil, mas sim os dados e notificações referentes à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), modalidade que engloba possíveis suspeitas de coronavírus e influenza, por exemplo.
Por determinação do Ministério da Saúde, este modelo de monitoramento permite um acompanhamento mais efetivo das hospitalizações e da gravidade de todos os casos que apresentem sintomas semelhantes ao do coronavírus, como são as pneumonias e as variações do influenza.
Cenário Mato Grosso
- 291 notificados de síndrome respiratória aguda grave
- 28 casos confirmados de Covid-19. Desses, dez confirmados estão hospitalizados.
- Nove casos classificados como recuperados.
- Nenhuma morte.


























