SAÚDE: nova publicação sugere que carne vermelha pode não ser a vilã da alimentação

Com certeza você já ouviu alguém dizendo que reduzir o consumo de carne vermelha é uma boa foram de prevenir câncer e doenças cardíacas. Principalmente hoje em dia, em que consumir carne se tornou quase um crime. Mas um estudo publicado pela respeitada revista médica Annals of Internal Medicine, que apresenta um um painel de pesquisadores de sete países, mostrou que essa ideia pode estar errada.

Segundo a conclusão do estudo, ainda não há evidências que comprovem a ligação entre o consumo de carne e o aumento da probalidade de câncer e outras doenças. E a conclusão vai além, uma vez que as novas diretrizes publicadas na revista sugeriram que os adultos “continuem com o consumo atual de carne vermelha”. O conselho, que imediatamente provocou uma forte reação de outros especialistas, acrescentou também que os adultos também devem “continuar com o consumo atual de carne processada”.

A pesquisa analisou vários estudos que, como um todo, mostraram que a redução do consumo de carne vermelha a três porções por semana poderia reduzir a mortalidade por câncer em sete mortes a cada mil pessoas. Porém, os pesquisadores disseram que a redução foi modesta e que eles encontraram apenas um grau “baixo” de comprovação sobre as estatísticas.

Eles acrescentaram ainda que a qualidade das evidências que relacionam a carne com doenças cardiovasculares e diabetes era “muito baixa”. Segundo o professor de Epidemiologia da Universidade Dalhousie, no Canadá, e diretor do grupo NutriRECS, Bradley Johnston, responsável por elaborar as diretrizes:

Existem reduções de risco muito pequenas de câncer, doenças cardíacas, diabetes, e as evidências são incertas. As pessoas precisam tomar suas próprias decisões. Estamos dando a melhor a estimativa da verdade.

Ainda segundo Johnston, os pesquisadores disseram que querem mudar a abordagem da “velha escola” de dar recomendações nutricionais gerais e se concentrar mais nas evidências dos benefícios individuais.

As pessoas devem olhar para isso e, espero, tomar decisões pessoais informadas, em vez de ouvirem as organizações autorizadas dizerem o que fazer.

Comer menos carne vermelha e processada tem sido um pilar da orientação alimentar por décadas em muitos países e também nos principais grupos de saúde. Tanto que o Centro Internacional de Pesquisa de Câncer da Organização Mundial da Saúde garante que a carne processada é cancerígena, enquanto a carne vermelha é “provavelmente cancerígena”.

Em resposta às diretrizes mais recentes, o Centro disse que não mudará seus conselhos. A diretora de Pesquisa, Giota Mitrou, afirmou:

Mantemos nossa confiança nas rigorosas pesquisas realizadas ao longo de 30 anos.

Marji McCullough, epidemiologista da American Cancer Society, disse que os pesquisadores levaram em consideração os valores e preferências individuais das pessoas.

É como dizer: ‘Sabemos que os capacetes salvam vidas, mas algumas pessoas preferem sentir o vento nos cabelos quando andam de bicicleta. E, convenhamos, a maioria das pessoas não vai bater com a cabeça. Mas todos concordam que o capacete deve ser usado.

E Kevin McConway, professor emérito de Estatística Aplicada da Universidade Aberta do Reino Unido, disse que a falta de evidências científicas sólidas significa apenas que há poucas respostas claras.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje