JULHO VERDE: começa nesta quarta a campanha de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

A campanha tem como objetivo incentivar a prevenção da doença.

Começa nesta quarta-feira (30) a campanha Julho Verde, que tem como objetivo incentivar a prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Lançada pela Sociedade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, a campanha foi criada em 2016 pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

Segundo o médico Bruno Albuquerque:

Isso é o mais urgente, principalmente porque o medo do novo coronavírus levou muitas pessoas a parar de fazer a prevenção.

Instituto Nacional de Câncer (foto: Reprodução)

A doença, que mata cerca de 10 mil pessoas por ano, é o quinto mais incidente do Brasil entre homens e mulheres e teve o dia 27 de julho como data escolhida para lembrar da prevenção contra o câncer.

O Inca estima que entre 2020 e 2022 o número de novos diagnósticos de câncer no Brasil seja de 685 mil, incluindo todas as áreas da doença. O médico Bruno Albuquerque afirmou que cânceres de cabeça são aproximadamente de 8% à 10% de todo esses 685 mil casos e que o câncer de cabeça e pescoço abrange regiões como: língua e boca, laringe, faringe, seios paranasais, cavidade nasal, glândulas salivares, ossos da face, tireoide e pele.

Nos homens é mais comum o câncer afetar a área da boca, já nas mulheres o da tireoide e fatores que podem contribuir para a prevenção é o evitar o tabagismo (fumo) e o etilismo (álcool) e também evitar o uso de próteses dentárias mal adaptadas que podem causar trauma crônico na cavidade oral.

Segundo Albuquerque devido ao retardo do diagnóstico por desconhecimento de grande parte da população e com isso 70% dos pacientes já são diagnosticados em estado avançado e por esse motivo os médicos não conseguem agregar nenhum tipo de tratamento curativo ao paciente.

De acordo com Bruno Albuquerque, qualquer lesão na boca ou na garganta que dure mais de três semanas deve ser investigada de forma profissional:

São lesões suspeitas que vão necessitar de avaliação de especialista em cirurgia de cabeça e pescoço.

Outra prevenção também recomendada pelo médico é a exposição ao sol em períodos de maior intensidade, pois como a cabeça e o pescoço são áreas sujeitas a exposição solar, para evitar tumores.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Agência Brasil
Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/
Noticia produzida pela Agência Brasil, órgão pertencente a Empresa Brasil de Comunicação. Informação em tempo real sobre os principais assuntos da vida política nacional.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje