Anvisa interrompe estudos da vacina Coronavac depois de “evento adverso grave”

A Coronavac está sendo desenvolvida pela empresa farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Ela já foi considerada a vacina mais segura dentre todas as testadas pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que suspendeu os estudos clínicos da vacina Coronavac, uma das que estão em estudo contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A suspensão ocorreu por conta de um “evento adverso grave” ocorrido.

Ainda assim, a Anvisa não informou qual evento grave foi esse. Pode ser desde a internação de um dos voluntários até a sua morte. Segundo a agência, esse evento adverso ocorreu em 29 de outubro. Agora, o órgão deve analisar os dados observados até o momento e julgar sobre o risco/benefício da continuidade do estudo.

Esse tipo de interrupção nos estudos, segundo a Anvisa, é parte dos procedimentos de Boas Práticas Clínicas para estudos desenvolvidos no Brasil. Em nota, a Anvisa disse:

Com a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado. A Anvisa reitera que, segundo regulamentos nacionais e internacionais de Boas Práticas Clínicas, os dados sobre voluntários de pesquisas clínicas devem ser mantidos em sigilo, em conformidade com princípios de confidencialidade, dignidade humana e proteção dos participantes.

A Coronavac está sendo desenvolvida pela empresa farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Dez dias antes do “evento adverso grave” ser registrado, ela foi considerada a vacina mais segura dentre todas as testadas pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Foto: Thomas Peter | Reuters

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Agência Brasil
Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/
Noticia produzida pela Agência Brasil, órgão pertencente a Empresa Brasil de Comunicação. Informação em tempo real sobre os principais assuntos da vida política nacional.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje