A Prefeitura de Sinop segue avançando nos atendimentos na área da saúde e está promovendo mutirões para realização de cirurgias de vasectomia em moradores que aguardam na fila de espera do sistema de regulação. “Temos um médico, do município mesmo, que está fazendo mutirões aos sábados para eliminar a fila de espera que é de 194 pacientes”, explicou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.
A secretária explica que, para o procedimento cirúrgico seja autorizado, o interessado deve passar por um processo. “Eles [os homens] têm que realizar o planejamento familiar, que começa pela Unidade Básica de Saúde, passa pelo SAE [Serviço de Atendimento Especializado] e depois, com a documentação pronta, são feitas as operações”, pontuou.
O mutirão começou há 30 dias e os procedimentos são feitos no Centro de Especialidades Médicas (CEM). A escolha dos dos sábados é justamente para dar celeridade no processo. Até o momento, 40 homens – regulados no Sistema Nacional de Regulação (SISREG) – passaram pela cirurgia, que é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) . A expectativa apontada pela secretária é que, até o final do mês, mais 40 procedimentos sejam feitos.
A realização de mutirões tem se tornado a opção mais utilizada pela Secretaria de Saúde para diminuir a fila de espera da regulação para exames e cirurgias diversas. Desde o ano passado até o momento, por exemplo, já foram feitos mutirões de consultas ou retornos ortopédicos; consultas pré-cirúrgicas em diferentes especialidades, como vasectomia, prostatectomia, postectomia, ginecológica, hérnia, vesícula, entre outros.