A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, promoveu na noite da última terça-feira (10) uma reunião entre a Diretoria de Turismo e integrantes do Grupo de Observadores de Aves de Sinop (GOA Sinop) com foco no desenvolvimento do birdwatching (observação de aves) no município. A iniciativa integra a estratégia de estruturação de novos segmentos turísticos com base no potencial ambiental local.
Sinop possui atualmente 586 espécies de aves registradas e 66 observadores ativos cadastrados na plataforma WikiAves. O número coloca o município entre os principais do país em diversidade documentada, o que amplia as possibilidades de inserção no mercado de turismo de natureza.
A observação de aves integra o ecoturismo e registra crescimento expressivo no Brasil e no mundo. O país abriga 18% da diversidade mundial de aves e soma mais de 1.971 espécies catalogadas, segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. No cenário internacional, estima-se a existência de mais de 100 milhões de observadores, atividade que movimenta bilhões de dólares por ano.
A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, destacou que o encontro foi fundamental para o planejamento e desenvolvimento do setor. “A observação de aves tem crescido muito em todo o mundo e Mato Grosso também tem investido nesse segmento. Sinop acompanha essa tendência e, por isso, a Diretoria de Turismo realizou essa reunião com o GOA Sinop, que é um grupo que existe desde 2014, que possui conhecimento das áreas e das principais espécies. Para a Prefeitura de Sinop, isso é extremamente importante, porque estamos trabalhando a estruturação de diversos segmentos do turismo no município e também desenvolvendo o segmento de birdwatching”, afirmou.
Leidiane Viegas ressaltou ainda o papel do planejamento na consolidação da atividade. “Já desenvolvemos material promocional com o apoio do GOA, realizamos curso introdutório de observação de aves e queremos avançar na identificação de áreas e das principais espécies. Sinop é o quinto município do Brasil com maior número de espécies registradas. Precisamos inserir Sinop nesse radar internacional. Um setor estruturado cresce de forma ordenada. Quando reunimos pessoas organizadas, que conhecem a atividade, conseguimos identificar áreas prioritárias e fortalecer o segmento com respeito à legislação ambiental, parceria com proprietários e políticas públicas sólidas para que o turismo se desenvolva e seja reconhecido internacionalmente”, destacou.
Membro do GOA Sinop desde 2014, Rodrigo Maciel avaliou a reunião como um avanço institucional. “Observo aves em Sinop desde 2014. Hoje temos um grupo ativo, com mais de 40 integrantes, que realiza saídas frequentes para observação. Esperamos apresentar cada vez mais nosso trabalho e ampliar o interesse de outras pessoas. Essa iniciativa pode trazer mais visibilidade para Sinop, não apenas pelo agronegócio, mas também pela questão ambiental e pela promoção da saúde física e mental. Sinop está entre as dez cidades do Brasil com maior número de espécies registradas por fotos e sons no WikiAves”, afirmou.
Luigi Seronni, também integrante do grupo, destacou a diversidade ambiental do município. “Observo aves desde 2015. Em 2020, mudei para Sinop e passei a conhecer a Amazônia. Eu gosto da natureza em qualquer ambiente, mas a Amazônia me conquistou. É uma riqueza em árvores, insetos e quantidade de aves que me encanta. Sinop é o começo da Amazônia e faz uma transição ainda com uma parte de cerrado, então a potencialidade de observação de aves aqui é gigante. Observar aves, para mim, é uma terapia tanto do corpo quanto da alma. É uma oportunidade de desconexão das telas e de conexão com a natureza. A reunião com a Prefeitura representa um novo passo. Queremos unir nosso hobby ao poder público para divulgar a atividade e estruturar melhor o birdwatching em Sinop”, disse.
Alcemir Fernandes Soares, que atua como observador há cerca de um ano, reforçou a importância da integração entre sociedade civil e poder público. “A reunião foi de extrema importância por reunir observadores experientes, que contribuem para o mapeamento das espécies. Esses encontros fortalecem a troca de conhecimento, alinham estratégias e organizam ações de curto, médio e longo prazo. O alinhamento entre o GOA Sinop e o Departamento de Turismo é fundamental para fomentar esse nicho de forma estruturada e sustentável. Sinop possui enorme potencial. Esse trabalho conjunto beneficia não apenas o município, mas também fortalece a atividade em nível regional, envolvendo cidades como Cláudia, Tabaporã e Feliz Natal”, afirmou.
Segundo a Diretoria de Turismo, outros encontros devem ocorrer com o objetivo de fortalecer a organização do segmento, com foco em planejamento, promoção e integração regional. A proposta é consolidar o birdwatching como alternativa de geração de renda, valorização ambiental e diversificação econômica, com base na conservação da natureza e no desenvolvimento sustentável.
Jhayne Lima | Prefeitura de Sinop




























