Foi realizada na manhã desta quinta-feira (01) uma coletiva de imprensa para marcar o início dos trabalhos e a capacitação das equipes brigadistas em combate às queimadas nas zonas rurais e urbanas de Sinop. O evento ocorreu no Parque Florestal de Sinop e contou com a participação do prefeito de Sinop, Roberto Dorner, da secretária municipal de Meio Ambiente, Ivete Mallmann e do comandante do Corpo de Bombeiros, o Tenente-Coronel Jean Oliveira.
A secretária Ivete Mallmann explicou a importância da colaboração da população neste momento de seca, quanto ao desmatamento e as queimadas ilegais:
Precisamos lembrar a população que é importante que exista parceria entre os órgãos fiscalizadores e a comunidade […] Pensando também na pandemia que a questão da fumaça causa problemas respiratórios.
O Prefeito Roberto Dorner reforçou a mensagem:
“Não passem trote, quando ligar realmente porque precisa. O Corpo de Bombeiros não pode ser enganado, é crime”
A brigada urbana ficará sediada no Parque Florestal e atenderá os focos de incêndios dentro do perímetro urbano . Já a brigada rural ficará sediada no Assentamento Gleba Mercedes e atenderá os focos de incêndio de sítios, chácaras e fazendas, para que haja um melhor deslocamento das equipes para essas áreas.
O Tenente-Coronel Jean Oliveira afirmou que está confiante sobre o trabalho da equipe do corpo de bombeiros:
“O Corpo de Bombeiros aqui da região, é a regional com mais equipes do estado do Mato Grosso, onde a gente pode estar cobrindo uma área de quase 50% da região de Sinop.”
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável fornecerá servidores capacitados, disponibilização de um caminhão pipa, apoio logístico e fiscalização.

Formação das equipes brigadistas
A formação inicial das equipes brigadistas capacitadas aconteceu nesta última sexta-feira (25) pelo corpo de bombeiros, o evento ocorreu no Sindicato das Indústrias Madeireiras no Norte do Estado do Mato Grosso (Sindusmad).
Através de decreto, o governo de Mato Grosso antecipou para maio o início do período proibitivo de queimadas que normalmente se iniciaria somente no mês de julho, mas a iniciativa se deu devido ao grande número de queimadas ocorridas no ano passado. A proibição segue até o mês de novembro de 2021.