O Hospital de Câncer inaugurou 10 novos leitos de UTI pediátrica oncológica em Cuiabá, na última segunda-feira (02). As vagas já foram disponibilizadas para a regulação estadual do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso repassou R$ 3 milhões à unidade, depois de indicação da Assembleia Legislativa.
O Hospital de Câncer também contou com o auxílio de organizações e pessoas que atuam em parceria com o hospital. Atualmente, a unidade disponibiliza de 10 leitos adultos de UTI pelo SUS em Mato Grosso. De 2019 a 2021, o governo de Mato Grosso ainda destinou cerca de R$ 21 milhões para a unidade, em manutenção aos serviços prestados ao Sistema Único, por meio do Fundo Municipal de Saúde de Cuiabá.
De acordo com o diretor presidente da unidade filantrópica, Laudemi Nogueira, o Governo do Estado coopera com as iniciativas da unidade.
Tínhamos aspectos burocráticos que dificultavam os repasses para o Hospital de Câncer e conversamos com o secretário Gilberto Figueiredo. Sensibilizado, o governador Mauro Mendes disse imediatamente que o recurso viria, porque tinha uma finalidade específica. Assim, o Governo destinou recurso próprio ao hospital.

Presente na solenidade de inauguração dos novos leitos, o secretário Gilberto Figueiredo parabenizou a iniciativa do Hospital de Câncer e reforçou a importância da disponibilização de mais vagas de UTI pediátrica:
Esse é um importante marco na saúde do estado de Mato Grosso. A assistência em UTI pediátrica já é muito importante, mais ainda no que se refere à área oncológica, de leitos especializados no tratamento de pacientes com câncer. Um ganho importantíssimo para todo o nosso Estado.
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, também mencionou a parceria do Governo do Estado no envio de repasses indicados pelo Poder Legislativo.
Expresso a nossa alegria nesta inauguração. É uma vitória importante para o Hospital de Câncer e para Mato Grosso. A Assembleia Legislativa, através de todos os seus deputados, conseguiu fazer uma economia sem o aumento de orçamento. Esse recurso a gente tem devolvido ao Executivo e fizemos uma indicação em comum acordo. Foi unânime a destinação para o Hospital do Câncer. A Secretaria Estadual de Saúde fez a sua parte e repassou o valor ao município.


























