SINOP 45 ANOS: uma cidade cidade feita de pessoas que lutam, trabalham e conquistam

Hoje é 14 de setembro de 2019. Há exatos 45 anos, nascia em meio às árvores da Floresta Amazônica uma das maiores cidades de Mato Grosso: Sinop, a Capital do Nortão. Já contamos um pouco da história da fundação e dos pioneiros em outras matérias. Mas, hoje, nós estamos aqui para prestar uma singela homenagem para a cidade que nos acolheu com tanto amor e carinho.

Enquanto planejávamos essa homenagem, pensamos em muitas formas de homenagear Sinop. Havia muitas cosias para falar e muitas possibilidades. Mas, foi só depois de muito refletir que chegamos a uma conclusão.

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas uma cidade é feita de pessoas. Pessoas que trabalham intensamente, que lutam e que conquistam. Uma cidade sem pessoas não é nada além de um amontoado de prédios. E é justamente por isso que Sinop é ainda mais especial. Seu povo é honesto, lutador e, acima de tudo, acredita em dias ainda melhores.

Então, a melhor forma de homenagear uma cidade é homenagear o seu povo. Pensamos em várias pessoas para falar e homenagear, mas parecia que faltava algo. Até que encontramos uma pessoa que compartilha uma ligação ainda mais especial com Sinop: o nascimento.

Isabela Maria de Oliveira nasceu em Sinop no dia 14 de setembro de 1998, no mesmo dia em que nossa cidade comemorava seu aniversário de 19 anos.

Meus pais vieram de Santa Catarina e foram primeiro para Sorriso. Mas o meu avô materno veio para Sinop e abriu uma madeireira aqui. Isso motivou todo mundo a vir pra cá também. Hoje em dia, minha família inteira ainda mora aqui.

De lá para cá, muitas coisas mudaram e Isabela viu essas mudanças de perto.

Eu sempre morei em Sinop, então vejo como a cidade mudou. Tanto a estrutura da cidade e a organização, quanto as novas empresas que chegaram, as faculdades e tudo mais. Isso fez com que ainda mais gente viesse. Eu conheço gente que veio de São Paulo, de Minas e de vários outros cantos do país pra estudar e trabalhar aqui. Antes, era só Sul, mas agora é o Brasil inteiro em uma única cidade. E seu já vejo diferença do que vivi nos últimos 20 anos, imagina 40…

Isabela Maria de Oliveira nasceu em Sinop, no dia 14 de setembro de 1998

Sobre as oportunidades para quem está chegando, Isabela lembra que sua família veio para Sinop para construir a vida e que muita gente ainda faz isso hoje em dia.

Aqui é um lugar maravilhoso para começar alguma coisa ou para recomeçar a vida. Sinop tem todas as possibilidades e é muito boa para emprego também. Só fica sem trabalhar quem quer. E tem tudo também. Não é perigoso como uma capital, mas tem tudo e é perto da capital.

Isabela, que é universitária, reforça o que a maior parte dos sinopenses já sabe, quando o assunto é ensino: o grande número de colégios, escolas e faculdades fez com que a cidade se tornasse referência de forma muito acelerada. E todos só tem a ganhar com isso.

O ensino de Sinop é muito bom. E até mesmo os cursos das faculdades melhoraram demais. Minha tia sempre fala que, na época dela, só tinha Letras e Matemática. Hoje em dia, tem várias opções. Sinop evoluiu demais pela idade que tem. E eu vi essa evolução ao vivo. Mas ainda pode melhorar também, é claro. Como eu faço faculdade de Jornalismo aqui em Sinop, vou tentar um mestrado no Paraná, porque ainda não tem por aqui. Eu já morei um tempo em Curitiba, quando era mais nova, e a minha pretensão é tentar estudar lá. Mas, depois disso, eu pretendo voltar e fazer alguma coisa em Sinop.

Falando sobre os problemas da cidade, Isabela ressaltou o turismo:

Eu ainda acho que falta explorar algumas coisas no turismo de Sinop. Tem que investir mais nisso, criar mais atrativos para que as pessoas queiram visitar, não apenas trabalhar e investir. Até porque Sinop é uma cidade muito receptiva. As pessoas aceitam bem quem vem de fora e eu nunca vi ninguém reclamar que foi mal recebido por aqui, como vejo em outras cidades.

Isabela também falou sobre como ela vê os próximos quarenta anos de Sinop.

Acredito que a cidade ainda vai crescer muito mais. Sinop já é muito bem planejada hoje em dia, os locais já são bem estruturados e eu acho que isso só vai melhorar. Vejo mais pessoas vindo para cá e investindo, construindo suas vidas aqui.

A jovem acadêmica também espera retribuir o que conquistou aqui.

Eu criei minha identidade aqui, Meus amigos, minhas oportunidades… Tudo veio daqui. O que eu sou hoje é o que Sinop fez de mim. Então, eu sou muita grata e sinto que aqui realmente é a minha casa. E eu espero, um dia, também poder trazer oportunidades para essa cidade, para retribuir tudo o que ela me deu.


Essa uma pequena homenagem do Portal Weese para a cidade de Sinop.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje