SINOP: migração de universitários de outros estados aumenta no município

O município de Sinop é conhecido por receber muitos estudantes de municípios e estados vizinhos para estudar nas instituições de ensino superior. Segundo Reginaldo Alencar que é supervisor acadêmico da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o slogan de ‘Cidade Universitária’ é reforçado com a migração desses alunos.

Com vários cursos à disposição, os candidatos vêm para o município de Sinop pelo número de cursos disponíveis. Sinop oferece essas oportunidades tanto de ensino, como de emprego. Hoje na Universidade de Mato Grosso o aluno já tem a oportunidade de continuar os estudos, com opções de mestrados para algumas áreas. Os professores buscam essa oportunidade para lecionar também na universidade.

O estudante de economia João da Silva chegou ao município na metade de fevereiro vindo de Brasília disse a reportagem que se surpreendeu com a estrutura de Sinop. Ele disse ainda que esse processo de migração dos estudantes é muito bom para qualificar quem vem de fora e trazer culturas diferentes.

Toda faculdade no interior do país é menos concorrida, só que a qualidade do ensino se compara com as do centro, as vezes a logística impede que o aluno venha ate aqui, mas a qualidade de ensino pode ser até melhor que a dos grandes centros. Eu acho que precisamos olhar mais para as faculdades daqui essa migração dos alunos é muito importante, o aluno pode crescer junto com a cidade.

Já o estudante João Guilherme que faz o curso de ciências contábeis escolheu Sinop para estudar por conta da proximidade onde ele morava anteriormente em Santa Carmen. Ele contou que desistiu do curso há um ano, mas que agora irá se dedicar para concluir a graduação.

Na verdade é um local um pouco mais perto, que outras cidades ao redor, e foi um local em que me adequei melhor, em questão de transporte e tudo mais, no início foi um pouco complicado a questão de procurar um serviço, fiquei por um ano morando em Santa Carmem e vindo de ônibus, mas agora moro aqui e já me adaptei.

Segundo estimativa da instituição, cerca de 40% dos alunos matriculados vem de locais fora de Sinop, dentre todos os estados brasileiros Para e Rondônia são os que mais possuem alunos no campus de Sinop. Na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) esse número passa de 50% dos estudantes matriculados.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje