De acordo com um estudo lançado na terça-feira pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o Brasil precisa investir até cinco vezes mais do que gasta hoje em dia para garantir uma educação pública de qualidade da creche ao ensino médio.
O cálculo do Custo Aluno-Qualidade inicial leva em consideração os custos necessários para a formação e a valorização dos professores, despesas com água, luz e telefone, além de aquisição de materiais em geral, como equipamentos para esportes, brincadeira e música, aparelhos e utensílios para cozinha, coleções e materiais bibliográficos, entre outros.
A maior diferença está no investimento necessário para garantir creches em período integral. Segundo cálculos do estudo, seriam necessários mais de 23 mil reais anuais por aluno para custear a oferta em área urbana. Hoje em dia, são pagos pouco mais de três mil reais por aluno.
No ensino fundamental, nas diversas modalidades, o valor deveria pelo menos dobrar para a oferta de qualidade na cidade e quase triplicar no campo.





























