Quem passar pelo ponto de ônibus que fica no cruzamento da avenida Júlio Campos com a Rua das Primaveras, no centro de Sinop, vai se deparar com uma boa surpresa: uma mini biblioteca com diversos exemplares, todos acessíveis ao cidadão. A ação é resultado de uma parceria entre o Colégio Regina Pacis e a Secretaria Municipal de Obras, por meio do projeto Livro Solidário. E a ideia partiu de alunos da unidade de ensino.
Conforme explica a professora Leni Chiarello Ziliotto, inicialmente, os estudantes se mobilizaram em uma campanha de arrecadação de obras e que, posteriormente, seriam doadas para algumas unidades públicas de ensino. Após atingirem aos objetivos iniciais da mobilização, o grupo decidiu, então, remanejar uma parcela do acervo ainda disponível para o ponto de ônibus. Para tal, buscaram a parceria com a Prefeitura de Sinop.
É um ponto de ônibus onde haverá livros disponíveis para a comunidade de Sinop, sempre. A gente acredita que o nosso povo saberá valorizar isso: livros em um ponto de ônibus, aberto, disponíveis à qualquer hora. Você pode levar e ler. Se gostou, pode ficar com o livro, pode trocar por outro que tenha em casa, pode doar também.

A iniciativa recebeu sinal verde da Administração Municipal, conforme explica o secretário municipal de Obras, Daniel Brolese. Segundo ele, o propósito é que o projeto também seja desenvolvido em outros cantos da cidade:
Eu conversei com a prefeita Rosana Martinelli e ela adorou a ideia. A participação da Secretaria de Obras foi com a estrutura, dando a condição do espaço.































