Autoridades de Sinop se reuniram com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para debater a emancipação do campus de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Caso isso realmente ocorra, a instituição de ensino passaria a se chamar Universidade Federal do Norte de Mato Grosso (UFNMT).
O encontro ocorreu no plenário da câmara de vereadores de Sinop. Várias autoridades também participaram da reunião, como o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, e o prefeito de Sorriso, Ari Lafin. Os senadores Wellington Fagundes e Carlos Fávaro também estiveram presentes, bem como o presidente da câmara, Élbio Volkweis, e o secretário estadual de Educação, Alan Porto.

Em sua primeira análise, o Ministério da Educação (MEC) informou que, caso o projeto seja implementado, a instituição precisará criar 300 novos cargos, sendo 70 delas para técnicos administrativos. A ação também precisaria de um investimento de aproximadamente R$ 8,3 milhões por ano e a previsão inicial é a de que os recursos já integrem a lei orçamentária de 2022.
O campus da UFMT de Sinop conta com cursos de graduação em Agronomia, Matemática, Química, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, e Zootecnia. Também são oferecidos programas de mestrado e doutorado.































