Na semana de aniversário de Sinop, o Portal Weese decidiu lançar uma série especial falando um pouco sobre a origem de nossa cidade e sobre os fatos importantes que ocorreram por aqui. Confira:
As origens de Sinop, bem como de boa parte das cidades de Mato Grosso, remontam a década de 1970. Boa parte do Brasil já mostrava um grande desenvolvimento, com cidades enormes e modernas, mas a maioria das terras mato-grossenses ainda permaneciam praticamente intocadas.
No ano de 1971, o empresário Ênio Pipino, ao lado de sua esposa Nilza De Oliveira Pipino e seu sócio João Pedro Moreira de Carvalho, decidiu comprar boa parte dessas terras do representante legal, o Núcleo de Colonização Celeste, que pertencia a Jorge Martins Phillip. A área abrangia 198 mil hectares, que deveriam ser destinadas à colonização.

Ênio já tinha uma grande experiência na área, uma vez que já havia colonizado outras 18 cidades no Paraná. Pensando nisso, montou uma estrutura mista de colonização, misturando atividade agropecuária e indústria de transformação.
A estrutura agropecuária constava de secções: Vera, Sinop (Gleba Celeste), Santa Carmem e Cláudia. Cada uma delas teria um centro populacional. Em volta do centro, a curta distância, várias chácaras. Mais ao longe ficariam os lotes rurais. Já a estrutura industrial teria a sede em Sinop.
Um total de quatrocentos homens, liderados pelo topógrafo Benedito Spadoni e pelo gerente geral da empresa Colonizadora Sinop, Ulrich Grabert, vieram no primeiro momento. Eles abriram o caminho por entre a selva para os locais que se transformariam em cidades.
Uma das grandes apostas de Ênio Pipino para a cidade foi a produção de álcool a partir da mandioca, utilizando uma técnica importada de uma Universidade da Suécia, que era novidade em toda a América Latina. Infelizmente, porém, a cultura da mandioca não rendeu como o esperado, devido à grande quantidade de água no solo arenoso e nivelado. Justamente por isso, a usina de álcool não prosperou.
Depois de muitas lutas, Sinop foi fundada, no dia 14 de setembro de 1974. O evento contou com a presença de inúmeras autoridades, dentre elas o então Ministro do Interior, Maurício Rangel Reis, e o então Governador de Mato Grosso, José Fragelli. O nome da cidade significa Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná. E a escolha é significativa, porque mostra que Ênio Pipino acreditava no crescimento da cidade, já que a batizou como o mesmo da sua empresa, apesar do seu conhecido hábito de dar nomes femininos para as cidade que construía em Mato Grosso. A única exceção foi Sinop.
A maior onda de migração para a cidade ocorreu em 1975. E 1976, a cidade foi elevada à categoria de Distrito. Neste mesmo ano, os primeiros moradores elegeram o pioneiro Plínio Calegaro para representar a cidade junto ao município de Chapada dos Guimarães, do qual a cidade fazia parte.
No dia 17 de dezembro de 1979, cinco anos após a sua fundação, a alcançou sua autonomia política e se transformou em município. É por isso que existe uma confusão na comemoração e na idade da cidade: alguns dizem que Sinop tem 40 anos, outros dizem que tem 45. O dois estão certos e, aqui no Portal Weese, escolhemos 45 para honrar ainda mais a cidade.
Logo depois da criação do município de Sinop, o Governo de Mato Grosso nomeou o pioneiro Osvaldo Paula como administrador da nova cidade, até que ocorressem as eleições, previstas para o ano de 1982.

Desde então, outras sete pessoas administraram a cidade:
- Geraldino Dal Maso – Primeiro Prefeito eleito de Sinop. Administrou o município por 06 anos de 1983 – 1988.
- Adenir Alves Barbosa – Administrou o Município no período de 1989 – 1992.
- Antônio Contini – Administrou o Município no período de 1993 – 1996.
ADENIR ALVES BARBOSA – Administrou o Município pela segunda vez no período de 1997 – 2000. - Nilson Leitão – Administrou o Município no período 2001 – 2004. Reeleito, iniciou o seu segundo mandato no ano 2005 e terminou em 2008.
- Juarez Costa – Administrou o Município no período de 2009 – 2012. Reeleito, iniciou o seu segundo mandato no ano de 2013 e terminou em 2016.
- Rosana Martinelli – Atual prefeita do Município, foi eleita para a gestão 2017 – 2020.
Amanhã estaremos de volta com mais uma parte da nossa matéria em homenagem aos 40 anos da cidade de Sinop.


























