Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou, nesta quarta-feira (30.10), a última etapa de aulões Pré-Enem Digit@l MT para preparar alunos da Rede Estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira parte das provas será neste domingo (03.11).
O público-alvo dos aulões são estudantes do 3º ano do Ensino Médio, além do 2º e 3º semestres da Educação de Jovens e Adultos da rede estadual, inscritos no cursinho Pré-Enem Digit@l MT.
A primeira aula, desta quarta-feira, foi de redação (Redação Nota 1000), ministrada pela professora Tayná Sales, licenciada em Letras (Português) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Já na sexta (01º.11) e no sábado (02.11), os aulões serão sobre temas suscetíveis a cair nas provas do Enem deste ano. Ambas as aulas serão de forma online e se iniciarão a partir das 18h, horário de Mato Grosso, pelo canal oficial da Seduc no Youtube.
O projeto Pré-Enem Digit@l MT tem a missão de melhorar os desempenhos dos estudantes da Rede Estadual de ensino no Enem, além de recompor a aprendizagem em defasagem por decorrência do período de pandemia de coronavírus, em 2020.
O Pré-Enem Digit@l MT também faz parte da Política ‘Projetos Pedagógicos Integrados’, uma das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que busca colocar a Rede Estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.
Nos nove meses de atividades do Pré-Enem Digit@l MT, a Seduc e as Diretorias Regionais de Educação (DREs) desenvolveram ações como aulas presenciais e online, lives, plantão tira-dúvidas e o Redação Nota 1000 nos municípios-polo de Mato Grosso – Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Foram mais de 17 mil estudantes que participaram do cursinho, desde março deste ano, de forma online e presencial.
A prova do Enem vai acontecer nos dias 03 e 10 de novembro. É composta por uma redação e 90 questões divididas por quatro áreas de conhecimento – linguagens e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias. Com a nota do Enem, o estudante concorre a vagas em universidades públicas e privadas de todo o Brasil.
Assessoria