Em decreto publicado pela Prefeitura de Sinop, a prefeita Rosana Martinelli decidiu manter suspensas as atividades escolares presenciais de educação infantil, ensino fundamental, médio e superior até 30 de abril de 2020. A medida, que serve como forma de prevenção à disseminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, vale tanto para a rede municipal de ensino quanto para a rede particular.
A ação foi anunciada pela prefeitura Rosana durante uma live realizada na tarde do último domingo (5), diretamente da sua casa. Segundo a gestora, a medida segue a recomendação do Ministério da Saúde:
Precisamos pensar na saúde de nossas crianças e em minimizar as chances de contágio do novo vírus. Só a rede municipal de ensino conta com mais de 17 mil estudantes entre as creches e as escolas de ensino fundamental e esses estudantes têm contato direto com suas famílias. Muitas pessoas dessas famílias estão no grupo de risco para a doença.
Ainda segundo a prefeita Rosana Martinelli, para não haver prejuízo no ensino, a Secretaria Municipal de Educação está reorganizando seu planejamento e vem analisando todas as possibilidades de ações que serão implementadas.
As aulas já estavam suspensas até 05 de abril por força de outro decreto municipal expedido pelo Poder Executivo. O novo documento que passa a vigorar nesta segunda-feira (6) mantém a situação de emergência em todo o território do município de Sinop em decorrência da pandemia da Covid-19. Além da suspensão das aulas, ele disciplina uma série de medidas para diferentes setores da cidade.
Kit Alimentação
A prefeitura também determinou o repasse de kits de merenda para as crianças enquadradas em situação de vulnerabilidade e cujas famílias se encontram inseridas ao Programa Bolsa Família. Dessa forma, já partir desta segunda-feira (6), a prefeitura começará a contatar as famílias que tem direito ao benefício. Uma lista com os nomes dos beneficiários será encaminhada para as escolas da rede.
Cada uma das famílias será acionada via telefone e, só a partir depois disso, o responsável legal do aluno beneficiado poderá retirar a cesta de alimentos na Unidade Educativa onde está devidamente matriculado. Isso ocorrerá entre os dias 6 e 9 de abril de 2020, das 7h às 11h. O responsável precisará apresentar o Cartão do Bolsa Família para receber os alimentos.
A entrega será realizada de forma gradativa, até que os 1,2 mil kits sejam repassados para todos os alunos que tem direito.

























