Uso de energia solar no país deve aumentar quase 70% até o fim deste ano, segundo governo

Os dados do Ministério de Minas e Energia revelam que quantidade de geração solar distribuída triplicou este ano em relação a 2020

As soluções sustentáveis e limpas, como a energia solar, são uma nova realidade e estão cada vez mais consolidadas neste momento de crise. Uma nova prova deste fato é o Boletim Mensal de Energia, um relatório divulgado em agosto pelo Ministério de Minas e Energia.

Segundo o documento, até o fim de 2021, a geração de energia solar deve chegar a 18 terawatts (TWh), um aumento de 67% com relação aos 10,7 TWh medidos em 2020. Para quem já apostou nesta nova tecnologia, a medida significa um alívio no peso dos aumentos nas contas de luz.

De acordo com Eduardo Martins, proprietário da Elux Soluções Elétricas, empresa referência em energia solar em Sinop, esse tipo de alternativa deixou de ser luxo e se transformou em necessidade.

Se antes as pessoas viam a energia solar como algo elitizado, hoje todos entendem o valor primordial desta tecnologia. Os altos custos das contas e as reduções de jornadas e crises econômicas geradas pela pandemia deixaram as pessoas preocupadas com o futuro. A energia solar é um dos poucos investimentos com garantia de retorno.

Foto: Matheus Prado | atualizaMT

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também são bem claros: os brasileiros sentiram este ano no bolso uma alta de 24,97% no valor da energia elétrica. Junto com o gás de cozinha, que acumulou aumento de 31,65% em 2021, esses itens considerados básicos vêm corroendo o poder de compra do consumidor, que busca cada vez mais alternativas para economizar.

Recentemente, o Governo Federal anunciou a redução dos impostos sobre painéis solares e outros equipamentos para geração de energia limpa até o fim do ano. A medida é acompanhada de perto pelo setor. Segundo Martins, a utilização da energia limpa vem ganhando cada vez mais visibilidade, pois, além de ajudar na diminuição do efeito estufa e do aquecimento global, traz benefícios financeiros.

Hoje, até mesmo quem consome algo entre 250 kWh e 350 kWh por mês, já consegue uma grande economia na conta final. E existe a opção de financiamento dos custos. É possível atingir uma economia de até 95% do valor da sua conta de energia. Tudo isso de forma limpa e renovável.

Atualmente, os países que mais utilizam energia solar são Alemanha, China, Itália, Japão e Estados Unidos. Mas o Brasil também tem grande potencial para a instalação de equipamentos de geração de energia solar. E Mato Grosso, especialmente Sinop, também tem muitas vantagens neste aspecto. Sabemos que sol não é problema por aqui.

Por isso, se você tem interesse em saber mais sobre o assunto ou até mesmo aderir essa tecnologia renovável, pode entrar em contato com a Elux Soluções Elétricas. A empresa atende em Sinop, na avenida das Embaúbas, nº 647.

Você também pode encontrar em contato por meio do site www.eluxsolucoes.com.br, nas redes sociais ou pelos números (66) 99900-2500 e (66) 99900-2400.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje