O Procon de Sinop fez um balanço dos atendimentos realizados aos consumidores e fornecedores no mês de março. O mês foi marcado por muitos atendimentos, abertura de processos e audiências. O ponto mais relevante tem sido o grande percentual de conciliações, que é a bandeira do Procon de Sinop.
Neste sentido foi solicitada a implantação da DECON – Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sinop e o Governo do Estado de Mato Grosso. O pedido foi protocolado junto à Assembleia Legislativa. A criação é de suma importância para o equilíbrio econômico da região, pois valoriza o bom fornecedor e exclui os fornecedores irregulares, em prol de um comércio saudável.
No último mês foram atendidos 1.104 consumidores no setor de triagem, sendo: 626 aberturas de processos e 478 consultas. Ocorreram retornos (respostas) dos processos em tramitação: 397 referentes à CIP (Carta de Informações Preliminares). Foram realizadas 134 audiências. Também foram designadas 142 audiências para o mês de abril. Foram julgados 47 processos com 13 multas, que somam o valor de R$ 87.406,06. Analisados 42 processos em grau de recurso. De forma resumida foram realizados 1.866 (mil oitocentos e sessenta e seis) atos, procedimentos, além das visitas orientativas e atos fiscalizatórios.
Vale ressaltar ainda a reunião com a empresa Energisa, com a finalidade de alinhamento dos serviços, canais diretos de comunicação e mais investimentos para melhorar os atendimentos. O órgão recebeu resposta positiva da concessionária, com o compromisso de ser aberta uma nova sede, a ser inaugurada ainda neste ano de 2024. Mais uma conquista do Procon Sinop.
Qualquer dúvida de consumo (consumidor ou fornecedor) procure o PROCON, Rua das Aroeiras, 1.116, Centro, Fones: 3531-1512 ou 151.