Depois de várias idas e vindas na data de inauguração, a Empreendi, uma das empresas envolvidas na concepção do Shopping Sinop, anunciou que o projeto deve ser lançado em outubro de 2021. Segundo o diretor da Empreendi, Roberto Martins, a facilidade de acesso pela BR-163 permitirá que pessoas de Mato Grosso e do Pará possam visitar o local, já que este será o único shopping em um raio de 500 km.
Sinop recebe habitualmente um número expressivo de visitantes do entorno. Gente que compra carro novo, vem fazer consultas, visitar os filhos nas faculdades, donos de fazendas e gerentes de propriedades. São pessoas que trabalham a cerca de 80 km da cidade e frequentam o município todos os dias. Por essa razão é que estamos praticamente no centro da cidade, mas do lado da Cuiabá-Santarém onde circulam mais de 20 mil veículos por dia.
Entre projetos, terrenos, obras e o acabamento, foram investidos aproximadamente R$ 250 milhões. Segundo o empresário, o objetivo é oferecer um local moderno e acolhedor para os visitantes e lojistas.
Além do sistema de ventilação inovador, os vidros da cobertura são de um material diferente, o mesmo que se encontra em um shopping na Arábia Saudita, por exemplo. Trouxemos inovações que não são tão comuns em outros shoppings do país, o que se tornou um certo desafio. O empreendimento já cativa os visitantes, e vamos entregar algo que certamente vai encantar os consumidores.
O Shopping Sinop soma 22.750 m2 de área de lojas, e 40,5mil m² de área construída em terreno com 200 mil m². Inicialmente, serão disponibilizadas 1.405 vagas de estacionamento. O prédio foi projetado para desenvolver de forma sustentável, medidas de preservação ao meio ambiente, entre elas, o reaproveitamento de águas pluviais, equipamentos com eficiência energética e fachada com painéis isotérmicos para reduzir o consumo de energia.
Segundo o presidente do Grupo Sinop, Ênio Pipino Sobrinho, a iniciativa é um avanço para o município e região.
Nós nunca paramos o nosso projeto, sempre evoluímos. Essa é uma ação que não tem volta, precisa e vai ser assertiva como sonhamos um dia. Vamos gerar empregos, isso é primordial e nos deixa felizes em contribuir com o novo momento que Sinop e mais de 30 cidades passarão a viver.