Comissão Econômica acredita que economia brasileira seguirá afetada nos próximos anos

A Cepal ainda sugeriu mudanças que beneficiem a população de baixa renda.

A economia latino-americana caiu 6,8% em 2020 e a previsão é que haja uma crescente de 5,2% em 2021. Porém, o crescimento não será suficiente para compensar a crise econômica gerada pela pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A estimativa feita pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) foi divulgada nesta quinta-feira (8) e apresenta melhoras desde o balanço anterior. A última estimativa, divulgada em dezembro de 2020, havia previsto crescimento de 3,7% para 2021, é o que consta no documento:

Essa expansão [de 5.2%] não conseguirá assegurar um crescimento sustentado, já que os impactos sociais da crise e os problemas estruturais da região se agravaram e se prolongaram durante a fase de recuperação.

O documento pede a manutenção de políticas emergenciais de transferência de renda e o aprofundamento de políticas de proteção ao meio ambiente e de desenvolvimento sustentável como meios de amenizar os impactos sociais da pandemia, que serão duradouros.

A Cepal sugeriu também medidas de investimentos públicos, políticas que geram empregos de melhor qualidade, reestruturação dos sistemas de saúde e educação e a universalização de uma renda básica emergencial. Todas as medidas sugeridas buscam atender todos os cidadãos, mas possuem efeito maior sobre a população de baixa renda, pois para a Cepal, a covid-19 agravou problemas de desigualdade social que afetam diretamente a população pobre.

Para 2022, a Cepal prevê crescimento de 2,9% na América Latina e no Caribe, mas declara que os impactos da pandemia perduram até os próximos anos.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Agência Brasil
Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/
Noticia produzida pela Agência Brasil, órgão pertencente a Empresa Brasil de Comunicação. Informação em tempo real sobre os principais assuntos da vida política nacional.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje