Bombeiros controlam incêndio de grandes proporções que durava uma semana no Pantanal

Equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente sobrevoou a região atingida pelo fogo nesta sexta-feira (13)

Um incêndio de grandes proporções, que começou em uma propriedade particular na região da Estrada Parque Transpantaneira, em Poconé, a 583 quilômetros de Sinop, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso neste sábado (14). O fogo se espalhou no último sábado (07), e desde então, atingiu cerca de 2 mil hectares do Pantanal mato-grossense.

Esta é a primeira ocorrência de combate a incêndio de grande proporção na vegetação seca do Pantanal de Mato Grosso desde o início do período de estiagem.

Imagem aérea do incêndio (foto: Rodolfo Perdigão)

A redução dos focos de calor é apontada em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dado oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em todo o estado, a redução foi de aproximadamente 30%, enquanto no Bioma Amazônia foi de 11%, e no Cerrado, de 24%.

O Posto de Comando é uma estrutura provisória, instalada na última terça-feira (10) no Hotel Pantanal, localizado na Estrada Parque Transpantaneira. No local, são coordenadas as ações de combate a este incêndio, que atingiu cerca de 2 mil hectares do Pantanal mato-grossense.

Uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) sobrevoou a região de helicóptero nesta sexta-feira (14), para ver de perto as ações de combate aos incêndios florestais e conhecer o novo Posto de Comando. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti:

O Estado tem dado todas as condições para que os eventos de maior proporção sejam controlados. É importante destacar que já reduzimos do dia 1º de janeiro até o dia 8 de agosto em 93% os focos de calor no Pantanal, com o esforço conjunto entre o Governo do Estado com adesão e apoio de toda a sociedade.

Fogo queimou mais de 2 mil hectares no Pantanal (foto: Ipam)

O comandante-geral do CBM MT, Coronel Alessandro Borges Ferreira, ressalta que além da resposta forte do Estado em caso de incêndios, há ainda equipes tanto dos Bombeiros, quanto do Batalhão Ambiental, percorrendo toda a região para orientar os produtores rurais.

Temos que lembrar que este ano está sendo mais seco que no ano passado, é um período com fortes ventos, e que um incidente como este pode se tornar algo muito grande, e que não foi perdido o controle pela atuação rápida do Corpo de Bombeiros.

Bombeiros combatem incêndio (foto: Mayke Toscano)

Em 2020, o Pantanal foi atingido pela maior tragédia de sua história. Incêndios destruíram cerca de 4 milhões de hectares. 26% do bioma – uma área maior que a Bélgica – foi consumida pelo fogo.

Cerca de 4,6 bilhões de animais foram afetados e ao menos 10 milhões morreram. Em Mato Grosso, quase 2,2 milhões de hectares foram destruídos e, em Mato Grosso do Sul, 1,7 milhão de hectares, virou cinzas.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a precipitação dos últimos meses na bacia do alto Paraguai ficou abaixo do esperado. O Pantanal não tem uma “cheia” há três anos.

Incêndio de grande proporção no Pantanal consumiu vegetação nativa e área de pastagem (foto: Ipam)

Operação Guardiões do Pantanal

Durante a visita, foi apresentado o balanço das ações desenvolvidas pelo CBM na última semana, os recursos mobilizados para o combate ao fogo, e o resultado alcançado: o sucesso da operação e o controle dos focos de calor.

A Operação montada para atender a esta ocorrência emprega no combate ao fogo duas pás-carregadeiras apreendidas pela Sema-MT de infratores ambientais, utilizadas para fazer os aceiros para conter o avanço do fogo. Duas aeronaves lançam água no local atingido, além de abafadores, mochilas costais, pinga fogo, sopradores, kit combat  e motobomba flutuante.

Envolvidos no combate aos incêndios, moradores da região e empresas cederam equipamentos para reforço das atividades: dois caminhões pipas (Sesc e Águas Cuiabá); duas camionetes (Brigada Aliança da Terra e Sesc Pantanal); 2 tratores com grade e mais duas pás carregadeiras (fornecidas por moradores locais).

O incêndio teve início em uma propriedade particular no último sábado (07.08), no KM 47 da Transpantaneira. Um trator que estava sendo utilizado por um fazendeiro durante a produção de faixas de aceiros no campo pegou fogo e atingiu outras áreas fora da fazenda.

Também estiveram presentes na visita o secretário Executivo da Sema-MT, Alex Marega, o secretário Adjunto de Administração Sistêmica, Valdinei Valério da Silva, além das equipes do Corpo de Bombeiros Militar.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje