A partir das 15h30 da próxima sexta-feira (27) começa o eclipse lunar mais longo do século 21, que deve durar cerca de uma hora e 43 minutos. Em quase todo o planeta será possível acompanhar o fenômeno que, geralmente, ocorre duas vezes por ano, com um tempo de duração de 60 a 80 minutos, podendo durar até muito menos.
O eclipse da Lua acontece quando o Sol, Terra e Lua ficam alinhados nesta ordem. O Sol, iluminando a Terra, faz uma sombra no espaço em duas partes: a penumbra, que ainda revela raios do Sol, e a umbra que não recebe qualquer feixe de luz.
No Brasil, em toda a parte leste do país, a Lua vai nascer na fase total do eclipse, fase que termina às 17h13, no horário de Mato Grosso. A partir desse horário, a Lua começa a sair da sombra mais escura da Terra, iniciando o eclipse parcial, que dura até 18h19. O fenômeno completo, que inclui a fase penumbral do eclipse, termina às 20h29.
Se o tempo do fenômeno já carrega um grau de ineditismo, o espetáculo promete ser ainda maior pelas cores com as quais a Lua despontará no horizonte: um efeito laranja avermelhado que dá nome à Lua de Sangue, provocado durante o eclipse total.































