Você sabe para que serve a fisioterapia pélvica na obstetrícia? Apesar de necessária, muitas pessoas ainda desconhecem essa especialidade e seus benefícios.
O tratamento tem o intuito de fortalecer a região do assoalho pélvico e é capaz até de prevenir doenças. Sendo muito recomendado para as gestantes que farão cesárea ou parto normal, pensando em todas as alterações fisiológicas que a gestante apresentará nesse período e no intuito de evitar traumas durante o parto. No entanto, também, pode ser utilizada em casos de Disfunções Urinárias, Sexuais e Intestinais.
Segundo a Fisioterapeuta Pélvica e Oncológica Ximena Ruiz, existem diversas outras vantagens na fisioterapia pélvica.
Além de preparar o corpo para o parto, deixando os músculos do assoalho pélvico funcionais para auxiliar na passagem do bebê, as técnicas utilizadas aumentam a lubrificação e sensibilidade no canal vaginal, melhorando muito a vida sexual da mulher.
Os acompanhamentos podem ser pré-parto, durante o parto e pós-parto, ajudando também na recuperação do corpo e no período aleitamento materno com recomendações relacionadas ao posicionamento do bebê e aos cuidados com o bico do seio durante a amamentação.
É realizado todo um planejamento junto a gestante para poder entender as necessidades dela em especial, respeitando o corpo de cada mulher
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) a massagem perineal durante a gestação (uma das técnicas utilizadas na fisioterapia pélvica) diminui a dor na região e reduz a frequência de traumas perineais que necessitam de suturas, principalmente as episiotomias (famoso pique), que por sua vez não é recomendado pela OMS.

PARA SABER MAIS OU AGENDAR UMA AVALIAÇÃO:
A Fisioterapeuta Pélvica e Oncológica Ximena Ruiz atende no Instituto de Urologia de Sinop (R. das Hortências, 1405 – St. Comercial) e na Uniclínica (Av. das Embaúbas, 1487 – St. Comercial).
Instituto de Urologia de Sinop
WhatsApp (66) 99675-3633
Uniclínica
Telefone (66) 3531-1529
WhatsApp (66) 99910-1529
 
		

