Muitas pessoas não fazem ideia da importância que tem a fisioterapia pélvica na urologia. E por isso, está cada vez mais comum entre homens, mulheres e até crianças, o comprometimento da funcionalidade nos músculos do assoalho pélvico que tem a função de manter a função Urinária, intestinal, sexual e auxiliar no parto, além de sustentar órgãos como a bexiga, o útero e intestino.
A fisioterapeuta pélvica e oncológica, Ximena Ruiz, explica que essas Disfunções podem agravar com o tempo, ocasionando diversos problemas físicos, psicossociais e até sexuais.
Muitas pessoas não procuram o tratamento por tabu, vergonha ou, mesmo por falta de conhecimento. E, por isso, acabam se excluindo do convívio social. Os principais danos físicos que ocorrem, são: incontinência urinaria, fecal e por flatos, bexiga hiperativa, constipação, prolapsos genitais (quando os órgãos pélvicos “descem” por conta do enfraquecimento dos músculos), disfunções sexuais femininas e masculinas e dores pélvicas.
Segundo Ximena, a fisioterapia pélvica é o tratamento mais indicado por ser considerado o tratamento padrão ouro, indolor e de baixo custo. No entanto, ela também é muito utilizada de forma preventiva nos pacientes.
Os resultados em ambos os casos, são satisfatórios, trazem melhorias significativas a saúde e vida sexual dos pacientes. Porém é importante realizar o tratamento com um profissional que tenha conhecimento nesta área
A fisioterapeuta pélvica e oncológica, Ximena Ruiz, atende no Instituto de Urologia de Sinop (R. das Hortências, 1405 – St. Comercial) e na Uniclínica (Av. das Embaúbas, 1487 – St. Comercial). Para saber mais ou agendar uma avaliação, entre em contato:

Instituto de Urologia de Sinop
WhatsApp (66) 99675-3633
Uniclínica
Telefone (66) 3531-1529
WhatsApp (66) 99910-1529




























