A falta de desejo sexual das mulheres, muitas vezes ocorre por conta da incapacidade ou dificuldade em atingir o orgasmo (anorgasmia) ou por conta de dor durante a relação (dispareunia). Esses são problemas comuns, porém ainda pouco falado.
A boa notícia é que a maioria das disfunções sexuais podem ser tratadas por meio da fisioterapia pélvica. Conforme a fisioterapeuta pélvica, Ximena Ruiz, a perca de libido, infelizmente, atinge mais da metade da população feminina.
“Entre as principais causas estão as mudanças no corpo, ocorridas no pós parto, durante a amamentação, na chegada da menopausa ou por conta de alterações hormonais, muitas vezes por uso excessivo de anticoncepcionais, ou até por causa de antidepressivos. Problemas rotineiros que causam acúmulo de estresse, ansiedade e tristeza, também, estão relacionados, entre outros motivos”, explica a profissional.
Ximena atende em Sinop/MT, e uma das suas especialidades é a sexualidade feminina. A profissional utiliza técnicas e exercícios que promovem o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico.
“O tratamento ajuda na coordenação dos músculos do assoalho pélvico e aumenta a vascularização de toda a região pélvica, além de melhorar percepção e consciência perineal. O fortalecimento dos músculos também evita problemas físicos, como incontinências, prolapsos e a própria disfunção sexual”, detalha.
PARA SABER MAIS OU AGENDAR UMA AVALIAÇÃO:
A Fisioterapeuta Pélvica e Oncológica Ximena Ruiz atende no Instituto de Urologia de Sinop (R. das Hortências, 1405 – St. Comercial) e na Uniclínica (Av. das Embaúbas, 1487 – St. Comercial).