Ei mulher, você já passou pelo constrangimento de perder ar pela vagina durante a relação sexual? Provavelmente sim! Os chamados flatos vaginais ocorrem normalmente ao mudar de posição ou por ficar em posições em que os músculos do assoalho pélvico relaxem.
Conforme a fisioterapeuta pélvica, Ximena Ruiz, toda mulher está sujeita a passar por esta situação.
“Os flatos vaginais podem ocorrer em qualquer idade, independentemente do número de partos. No entanto, quando frequente é um sinal que a musculatura do assoalho pélvico está enfraquecido e precisa de exercícios adequados, realizados por meio da fisioterapia pélvica, para que haja o fortalecimento desta região”, explica a profissional.
Além de fortalecer a musculatura, o tratamento tem o objetivo de promover autoconhecimento, melhorar da funcionalidade pélvica e o fluxo sanguíneo local, aumentar da mobilidade pélvica e da sensibilidade clitoriana, potencializando, assim, a excitação, a lubrificação vaginal e o orgasmo, ou seja, a satisfação sexual.
Em caso de casais, também é trabalhado a intimidade e interação entre eles.
Portanto, o site ATUALIZA MT sugere a abordagem fisioterapêutica como tratamento principal das disfunções sexuais relacionadas aos componentes físicos.
PARA SABER MAIS OU AGENDAR UMA AVALIAÇÃO:
A Fisioterapeuta Pélvica e Oncológica Ximena Ruiz atende no Instituto de Urologia de Sinop (R. das Hortências, 1405 – St. Comercial) e na Uniclínica (Av. das Embaúbas, 1487 – St. Comercial).